EduardoMuller

1034 palavras 5 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CURSO TÉCNICO EM ESTRADAS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

EDUARDO SOARES MÜLLER DE FREITAS
REBECA MEIRA ARDISSON

MASSA DO ELÉTRON:
Experimento da gota de óleo.

VITÓRIA
2014
EDUARDO SOARES MÜLLER DE FREITAS
REBECA MEIRA ARDISSON

MASSA DO ELÉTRON:
Experimento da gota de óleo.

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Química, como parte da avaliação referente ao primeiro bimestre da turma de Estradas-V05.

Prof.: Breno Rodriguez.

VITÓRIA
2014
SUMÁRIO

1. Relação carga/massa do elétron

No ano de 1897, enquanto realizava experimentos com a ampola de Crookes, Joseph John Thomson conclui que os raios que partem do cátodo da ampola – raios catódicos – são formados por partículas de carga elétrica negativa, com massas e cargas muito bem definidas, os elétrons. Pelo desvio dos raios catódicos sob a ação de um campo magnético, Thomson determinou, pela primeira vez, o valor da reação entre a carga e a massa (e/m) do elétron, mostrando que valor era o mesmo independentemente da natureza do cátodo e do gás utilizado na ampola de Crookes.

Apesar de ter calculado a relação carga-massa do elétron, Thomson, mesmo tentando, não conseguiu determinar o valor dessas medidas isoladas.

2. carga do elétron

Depois de Thomson ter mostrado que os elétrons formavam todo tipo de matéria, começou a corrida entre vários cientistas para encontrar um método de determinar o valor da carga do elétron Com o valor da carga do elétron, seria possível determinar a massa do mesmo, visto que pode-se substituir os valores na equação de carga-massa de Thomson. O próprio Thomson estava nessa corrida, porém não obteve êxito – ele utilizou de um experimento chamado de câmara de Wilson; o problema deste experimento, era que o material utilizado era a água, e ela evaporava. Tal feito só foi

Relacionados