EDUARDO BRUNO MACHINER

3310 palavras 14 páginas
FACULDADE MATER DEI
CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

ARTIGOS ECLETISMO E MODERNISMO

EDUARDO BRUNO MACHINER

PATO BRANCO – PR
2014

EDUARDO BRUNO MACHINER

ARTIGOS ECLETISMO E MODERNISMO

Trabalho apresentado para avaliação do º 1º semestre, disciplina Arquitetura Brasileira II do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo sob a Orientação do Professor: Marco Antonio Minozzo Gabriel.

PATO BRANCO – PR
2014

LINA BO BARDI E SUAS EDIFICAÇÕES NO ESTILO MODERNO.

Eduardo Bruno Machiner

RESUMO: Este trabalho ira abordar os desenvolvimento arquitetônico no modernismo pela arquiteta Lina Bo Bardi, contemplando principais projetos os quais a Italo-Brasileira produziu no Brasil. Seus principais trabalhos foram realizados na cidade de São Paulo, a conhecida casa de vidro(1951), museu de arte moderna de são Paulo – MASP (1958) e o SESC de Pompéia (1990), Mostrara as características de cada projeto e os pontos abordados para o desenvolvimento de cada edifício.

Palavras-Chaves: Casa de Vidro, Masp, Sesc, Lina Bo Bardi, modernismo.

DESENVOLVIMENTO:
Achillina Bo nasce em Roma em 5 de dezembro de 1914. Conclui a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma e já com sua vida profissional em andamento l, muda-se para Milão, onde inicia a trabalhar no escritório do arquiteto Giò Ponti, diretor da Triennale di Milano e da Revista “Domus”.
Durante a II Guerra Mundial, já com seu escritório próprio, a falta de trabalho leva Lina a atuar como ilustradora e colaboradora de jornais e revistas como “Stile”, “Tempo”, “Grazia”, “Vetrina” e “l’Illustrazione Italiana”, além de editar a coleção “Quaderni di Domus”.
No dia 13 de agosto de 1943, é lançado um grande bombardeio sobre Milão onde destrói o escritório de Lina. Após isto ela então entra para o Partido Comunista clandestino e o apartamento de sua família torna-se um centro de encontro dos artistas e intelectuais italianos.
Com o término da guerra, Lina viaja pela Itália para produzir

Relacionados

  • Levantamento altimétrico
    2326 palavras | 10 páginas