Eduardo Biof Sica

3402 palavras 14 páginas
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Ciências Básicas
3ª Avaliação de Biofísica – Prof Harriman Aley Morais
Aluno: Eduardo Augusto Barbosa Figueiredo Curso: Fisioterapia Data: 09/06/2015

1) Conceituar radioatividade, isótopos, decaimento radioativo e tempo de meia vida.
Radioatividade: Capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob formula de partículas ou radiação eletromagnética.
Isótopos: São dois átomos do mesmo elemento químico com números de massa (A) diferentes e números atômicos (Z) iguais. A diferença se encontra no número de nêutrons. Os isótopos podem diferir em algumas características, como a densidade.
Decaimento Radioativo: Um átomo submetido ao processo de ativação passa a emitir radiação porque seu núcleo se encontra num estado excitado de energia. Com o decorrer do tempo, no entanto, o numero de átomos capazes de emitir radiação diminui gradualmente, caracterizando o fenômeno chamado decaimento radioativo. Uma característica importante do decaimento radioativo é que ele não se processa na mesma velocidade para diferentes elementos.
Tempo de meia vida: É o período de tempo em que o material sofre decaimento radioativo e apresenta a metade do número inicial de átomos do radioisótopo original.

2) Quais as grandezas e unidades mais empregadas no estudo de radiação (atividade, exposição, dose absorvida, dose equivalente)? O que elas significam?
Atividade (A): Atividade de um radionuclídeo é a quantidade que exprime grau de radioatividade ou o potencial de produção de radiação de uma determinada quantidade de material radioativo.
Exposição (X): O Röntgen ou Roatgen (R) é uma unidade de exposição a radiações ionizantes. O nome foi dado como homenagem ao físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen que descobriu os raios X. É a quantidade de radiação necessária para liberar cargas positivas e negativas de uma unidade eletrostática

Relacionados

  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas