edryh

335 palavras 2 páginas
sfdrgveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee- eee ido devido à qualidade ou problemas com direitos autorais. Para ver todos os 1.600.000 documentos, por favor, carregue um novo documento.
Olá Aghathy
Trabalhos Feitos - Trabalhos Premium e Grátis, Monografias & Notas de Livros
Trabalhos e Monografias
Gerador de Citação
Mais

Página Inicial » História
A influencia do positivismo na historia
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por brunao777, nov. 2012 | 2 Páginas (481 Palavras) | 9 Consultas |
4.5 12345
| Denunciar |
APROVEITE O NOSSO RELACIONAMENTO PÚBLICO...
Envie

Bruno Miron Aleixo
Segundo semestre História
Ano: 2012
A influência do positivismo na historiografia
O termo positivismo foi empregado pela primeira vez pelo filósofo francêsClaude Saint-Simon, teórico do socialismo utópico, que buscava relacionar o método exato das ciências com a filosofia. Posteriormente, Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 dejaneiro de 1798) que foi secretário de Saint-Simon, utilizou esse termo para formular a sua filosofia.
O positivismo influenciou fortemente a ciência e filosofia dos séculos XIX e inicio doséculo XX, onde recebendo duras criticas da religião e da tradição sociológica e filosófica marxista, e dos liberais.
O positivismo de Comte é considerado uma filosofia, ciência e religião, tendocomo base o conhecimento científico que é a única forma de conhecimento verdadeiro, através de métodos científicos válidos.
A principal contribuição do positivismo para as ciências se encontra naconcepção filosófica do positivismo, que segundo o livro de João Ribeiro ‘’ Como sistema filosófico, busca estabelecer a máxima unidade na explicação de todos os fenômenos universais, estudados sempreocupação alguma das noções metafísicas, consideradas inacessíveis, e pelo emprego exclusivo do método empírico, ou da verificação experimental. ’’ (p.15,16)
Graças as escolas positivistas no século XIX,a história

Relacionados