Edmund burke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Edmund Burke foi um famoso político inglês do século XVIII. Burke dedicou-se primeiramente a escritos filosóficos, iniciando sua carreira política em 1761. Tornou-se conhecido por suas posiçõesliberais: era favorável ao atendimento das reivindicações das colônias americanas, à liberdade de comércio chegando a denunciar as injustiças cometidas pela administração inglesa na Índia. No entanto, nãopodia aceitar facilmente os excessos da Revolução Francesa de 1789, expondo tais críticas na obra Reflexões sobre a revolução na França, de 1790. Essas posturas contraditórias foram uma grande marcade sua carreira pouco inclinada à sistematização. As aparentes contradições de seus pensamentos tem origem nas diferentes circunstâncias que nortearam suas emoções. A inspiração, no entanto, é sempre amesma. Em primeiro lugar, o desprezo aos filósofos iluministas (em especial Rousseau), que denomina "audaciosos experimentadores da nova moral".
Burke opõe à Revolução Francesa a ConstituiçãoInglesa, cuja sabedoria profunda nãoreside num certo universo de regras e princípios gerais, mas em uma vasta e subtil harmonia de costumes, de preconceitos, de instituições concretas estruturadas nodecurso dos séculos. Essa antítese das duas constituições é o pano de fundo no qual Burke projeta os principais temas de uma filosofia do conservadorismo.
Ao aprofundarmo-nos no conservadorismo de Burke,vimo-lo afirmar que “... o Estado nãodeve ser considerado como nada melhor do que um acordo de parceria ... Como os fins de uma tal parceria não podem ser obtidos em muitas gerações, ele se torna umaparceria não apenas entre aqueles que estão vivendo, mas entre aqueles que estão vivendo, aqueles que estão mortos e aqueles que irão nascer."
Para Burke, um racionalismo impaciente e agressivo,virando-se para a ordem social só pode ser subversivo. Para ele, os instintos e sentimentos humanos podem levar o homem a atuar corretamente, quando a razão o engana ou abandona. Do ponto de vista da...
tracking img