edivan coler

1075 palavras 5 páginas
Cooler:
Para evitar a queima ou possíveis danos ao componente, é preciso resfriá-lo. O item-chave nessa hora é o cooler que é um conjunto de dissipação térmica, formado por dois dispositivos: um dissipador de calor e uma ventoinha.

O Cooler tem como função eliminar o calor gerado pelo trabalho do componente do computador e deixá-lo mais “confortável” para render mais, ou seja, para que o calor excessivo produzido no interior do computador não queime ou prejudique o funcionamento dos seus componentes. Deve garantir a integridade dos equipamentos que podem sofrer algum tipo de dano com o calor gerado pelo seu funcionamento.
Por isso não tente ligar o micro “só para testar” antes de instalar o cooler. Isso até podia ser feito na época dos micros 486, que dissipavam pouco calor e podiam funcionar por algum tempo sem cooler, mas em um processador atual isso pode ser desastroso. Como eles dissipam 60, 80 ou até mesmo 90 watts de calor, o processador aquece rápido demais se ligado sem o cooler e queima antes mesmo que o diodo térmico (responsável por deligar o processador quando é atingida uma temperatura limite) tenha chance de fazer seu trabalho. O processo é muito rápido: três ou quatro segundos depois de ligar o micro sem o cooler, você ouve o estalo e o seu processador passa a ser história.
Os processadores mais vulneráveis são os antigos Athlons, Durons e Semprons de 32 bits, que não possuíam o heat-spreader metálico usado nos Athlon 64 e Semprons atuais. Os processadores Intel possuem um circuito de desligamento, que faz bem o seu trabalho, geralmente evitando a queima do processador, mas ainda assim é bom não abusar da sorte.
Tipos de cooler:
Air-Cooler

O Air-Cooler é o tipo de cooler mais comum, o mais utilizado e mais vendido. Ele auxilia as trocas de calor através de uma ventoinha e um pedaço de alumínio ou cobre localizado sobre o processador. Estes dois componentes, ventoinha e metal, auxiliam na dissipação do calor, ou seja, o alumínio

Relacionados