Edivaldo boaventura: como ordenar as ideias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 4
2 PONTO DE PARTIDA 4
3 PARA O DESENVOLVIMENTO 6
4 PONTO DE CHEGADA 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 10

















1 INTRODUÇÃO

Foi muito prazeroso ler este livro que tem como objetivo mostrar a todos, mas principalmente aos estudantes a importância da reflexão, da organização e do planejamento antes da exposição de idéias,oralmente ou por escrito.

Partindo dos ensinamentos da tradição francesa, reconhecida pela clareza de espírito e rigor na exposição do pensamento, o autor detalha as três etapas de elaboração de um plano: um ponto de partida onde se indica o que se quer dizer e um outro de chegada, onde se conclui; entre os dois, o desenvolvimento da composição, que também se constitui de partes, articuladas entresi.

Cada etapa, no livro, é ilustrada pela aplicação do plano a exemplos; ao final, há um vocabulário crítico e uma bibliografia comentada.

A leitura deste livro é de suma importância para o estudante, pois pode auxiliá-lo a estabelecer uma ordem no desenvolvimento de uma exposição oral ou escrita (prova, preleção, comentário, seminário, discurso, conferência, relatório, ensaio, artigo etc).Contudo, apesar de a obra ser claramente escrita para estudantes, recomendo sua leitura a todas as pessoas que de uma forma ou de outra usam a comunicação.


2 PONTO DE PARTIDA

Segundo Edivaldo Boaventura, para o anuncio de um tema, usa-se a introdução, que é o espaço onde se anuncia, se coloca, se promete, se desperta. Introduzir é convidar. Mas para que se possa pensar o que vou dizer épreciso haver refletido sobre o assunto, pois anunciar pressupõe reflexão prévia.

É necessário compreender completamente o assunto, a partir do enunciado, entranhar-se nele e possuir o seu sentido até que ele se torne absolutamente claro. As idéias principais serão as vigas da futura comunicação; elas são os embriões das partes da composição. O atrito é a condição do nascimento, da mente quereflete, que relaciona, surge o plano.

Cabe a introdução, abordar o problema pelo seu objetivo através de métodos, colocar em ordem todas as idéias, regular a circulação das palavras.

Na introdução, define-se a questão, mostrando-se o objeto, situando-se o problema, despertando o interesse e decompondo os elementos — definição e indicação — e dois acidentes — situação e motivação — sãoimprescindíveis a qualquer introdução.

O tema central é o guia, é ‘essencial’, idéia precisa e delimitada. Mostre que o assunto merece ser examinado, não espere o desenvolvimento para expô-las. A introdução deve ser plena e copiosa de indicações sugestivas.


3 PARA O DESENVOLVIMENTO


O desenvolvimento do corpo do assunto deve ser feito por partes.

O enunciado do tema encerra um mundo desugestões, mas, pela reflexão, deve-se eleger o que interessa, e em torno disso, centrar um ponto de vista. Para fazer compreender é preciso, pois, decompor, tanto quanto se possa dizer apenas uma coisa de cada vez.

O mais aconselhável é estabelecer um plano provisório e, sobre o mesmo, ir trabalhando, ele servirá para delimitar o assunto em estudo. O plano definitivo surge à proporção que otrabalho se desenvolve.

O corpo do assunto pode conter duas partes, ou três. O plano em duas partes é mais cômodo, e mais fácil, pois basta opor a segunda a primeira, porém a divisão em três partes é reservada para grandes obras.

A divisão e subdivisões visam a clareza e a compreensão. Todas as subdivisões devem ser rubricadas ou tituladas, com formas curtas e bem cunhadas.

O plano é sempreum esforço de coordenação, de ordenamento e de concatenação. Vamos a algumas recomendações.
a) evitar referências particulares;
b) evitar divisões fáceis;
c) busque idéias que comparem pontos principais das duas partes;
d) colocam-se as causas na primeira parte e as conseqüências na segunda, devendo todo o seu plano ser enfeixado pela idéia de casualidade;
e) apresentar-se-á, o assunto sob a...
tracking img