Editorial E Artigo De Opni O

453 palavras 2 páginas
Editorial

a) A título de complementaridade, analisemos a forma pela qual se compõe o gênero em questão. Em termos estruturais, podemos dizer que ele se apresenta sob:

* Uma síntese, constituída por uma apresentação – Constituída geralmente pelo 1º e 2º parágrafo, refere-se à exposição da ideia principal com base na ideia a ser defendida.

* O corpo do editorial – Revela os argumentos que fundamentam a ideia principal em relação ao posicionamento atribuído pelo veículo de comunicação em referência.

* A conclusão – Refere-se a uma possível solução para o problema levantado ou, em determinados casos, incita o leitor a uma reflexão sobre o assunto em pauta.
b) Finalidade, de uma intenção, seja para afirmar, persuadir, entreter, instruir, enfim...
c) Do olhar que porta o leitor sobre a produção literária contemporânea. Ele coloca em cena não somente os escritores e seus textos, mas também os editores... Lojas da cadeia, no sentido de apresentar-se com variações que obedecem a contextos... Será isso que você quer saber?
São leitores intelectuais... E não considerado povão...
d) A linguagem deve ser formal, a estrutura bem definida (introdução, desenvolvimento, conclusão) e escrita respeitando a norma culta. Não se admite gírias em dissertações, tampouco informações irreais. É um texto sério e informativo.
e) Os editoriais abordam o tema do momento;eles aparecem expressando a opinião do jornal ou da revista, e não de um jornalista em particular, portanto é comum o editorial parecer sem o nome da pessoa que escreveu; o autor fala do assunto de modo distanciado, não deixando claro a opinião pessoal;

Os artigos de opinião expressam uma opinião pessoal do autor do texto, logo, aparece o nome dele;

essa é a principal diferença entre o editorial e o artigo de opinião. ~... Ambos são de opinião, mas o editorial representa a opinião dos editores do órgão da mídia que o publica.

Artigo de opinião

a) Contém um título

Relacionados