Edith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO................................................................................................4
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................6
CONCLUSÃO .............................................................................................................7
REFERENCIAS ...........................................................................................................8
INTRODUÇÃOCidadania não é uma questão de persuasão ou opção puramente racional entre virtude e pecado. Ela é vivida como necessidade do eu, como desejo. Mesmo quando agimos em torno do bem comum, a atividade implica em motivação individual: ninguém é movido por interesses universais e abstratos e não se pode pedir ao homem que abandone a esfera pessoal de busca da felicidade, mas deve impedir que estabusca cerceie a dos outros.
A democracia é a tentativa constante de regeneração de suas definitivas imperfeições por meio de um processo de aperfeiçoamento permanente, razão pela qual é o sistema superior de organização da sociedade.























DESENVOLVIMENTO


O artigo fala sobre cidadania, ética, democracia e educação. Que as pessoas devemter ética e viver em uma democracia. Sendo a escola um espaço de vivência, os alunos podem discutir valores éticos, e não só em uma visão tradicional. E dentro desse espaço esta o professor. Que para o aluno essa figura passa a ser um espelho. Ele passa a ter uma posição de destaque. Onde é alvo de críticas e também de reflexões das condutas de alguns alunos.
O papel que o professor tem emsala de aula é transmitir os ensinamentos que foram estudados por ele. Pois nenhuma profissão seria profissão de verdade sem estudo. E para termos este estudo precisamos de um professor que ensine. Assim como o médico existe para prevenir e curar doenças e sua felicidade é a recuperação de seu paciente, o professor deveria pensar que sua missão é a de ensinar a quem não sabe, ajudar a amadureceros imaturos e que sua felicidade está em ver o progresso gradual de todos eles, caso contrário, não haveria necessidade de escola, professores e sistema educacional." Hamilton Werneck
Em minha opinião os educadores devem ser respeitados e seguidos como modelos. Pois sem eles nenhuma profissão seria tão bem praticada, pois precisamos de alguém que nos ensine, para que tenhamos modelos a seguir.Professores deveriam ser um espelho para futuros profissionais.
Indico esse artigo para todos os profissionais de todas as áreas. Para estudantes de todas as séries e cursos. Para educadores e principalmente para quem atua ou estuda na área de Educação Física. Cidadania e democracia estão interligadas, pois a sua efetivação na sociedade depende de uma ação conjunta. Claro fica, quandoanalisamos a realidade e nos depararmos, geralmente, o associado à decepção dos cidadãos com o desempenho socioeconômico do regime democrático.
Somos cidadãos e somos capacitados de participar da vida em sociedade. Depois da proclamação da republica, pesamos que a cidadania fosse efetivada, mas isso não ocorreu, a população continua sendo excluída das decisões políticas e permanece sem instrução.Ao falarmos atualidade percebemos que a democracia e a cidadania passam por sérios constrangimentos através da violência, corrupção e outras mazelas sociais. Contudo, não se pode afastar o caráter revolucionário dos cidadãos para a consolidação dos seus direitos, tanto é que as “Diretas Já” reunindo mais de 1,5 milhões de pessoas visando a redemocratização do Brasil.
A cidadania...
tracking img