Edipo rei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Obra “Édipo Rei”, de Sófocles.

Seminário 4-O tema do destino: o inocente culpado. O grupo deverá analisar a luta inglória da vontade humana contra os desígnios do destino. A tentativa de fuga doque está designado por uma força maior. Mas, ironicamente, será a própria tentativa de fuga que levará o homem ao cumprimento do seu destino. Édipo revela o avesso do que deveria ter sido. Édipo éherói trágico porque é culpado de ter cometido dois crimes hediondos, mas, ao mesmo tempo, é inocente porque não tem consciência disso.
O que representa o destino nos dias atuais .
Poderia um homem fugirdo seu destino? Ate que ponto somos donos de nossas ações? Segundo Aurélio (2011, p.248) destino é: “Sucessão de fatos que podem ou não ocorrer, e que constituem a vida do homem, considerados comoresultantes de causas independentes de sua vontade; sorte, fado. 2.O futuro.3.Aplicação,emprego.4.Lugar aonde se dirige alguém ou algo; direção”. O destino geralmente concebido como uma sucessãoinevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica. Portanto,segundo essa concepção, o destino conduz a vida de acordo com uma ordem natural, da qual nada que existe pode escapar. Nos diasatuais essas concepções são meio antigas, mas presente em algumas mitologias, também pode-se encontrar a relação de destino em algumas religiões, neste sentido destino empregado como predestinaçãoDivina, tese defendida por Agostinho de Hipona e João Calvino onde alguns são pré- destinados à salvação e outros a perdição. No mais, devido a evolução da ciência e o avanço da tecnologia o destinoabriu espaço para o livre arbítrio, capacidade de escolha do individuo, decidindo ações e pensamentos, logo então a palavra destino não tem tanto peso como nos tempos passado.

O que representa odestino na obra “Édipo Rei” de Sófocles.

Nas tragédias gregas encontramos um tipo de drama onde um herói trágico luta contra um fator transcendental. No final das historias sempre chegamos a um...
tracking img