Edificios estruta aço

531 palavras 3 páginas
Principais fases na construção de uma obra
- Arquitetura: Onde é desenvolvido o estudo da obra, materiais de acabamento, dimensões características de ventilação, iluminação, formato, etc. Uma arquitetura desenvolvida para o aço torna este material mais competitivo, tirando partido da sua melhor resistência e menores dimensões da seções etc.
- Projeto estrutural: Uma das etapas mais importantes, pois um projeto ruim pode causar prejuízo econômico ao fabricante e ao construtor. É onde se dá corpo ao projeto arquitetônico, calculando-se os elementos de sustentação, ligações principais, tipos de aço, cargas nas fundações, etc.
- Sondagens do solo: Também é uma etapa muito importante, onde o engenheiro deve ser cuidadoso, pois se o solo é de má qualidade deve evitar engastá-las às fundações, e se o solo é de boa qualidade, pode-se engastá-las. Assim, o tipo de solo é de grande importância para o delineamento das estruturas, podendo definir o esquema estrutural.
- Detalhamento: Onde o projeto estrutural é detalhado peça por peça. O bom desempenho da fabricação e montagem dependem de um projeto e de um detalhamento trabalhado e para isso, o profissional precisa ter conhecimento amplo das recomendações contidas no corpo de cada norma.
- Fabricação: É onde as peças são fabricadas usando-se as recomendações de projeto quanto a solda, parafusos, tolerâncias, controle de qualidade etc. Cada fabricante tem sua própria maneira de dar seqüência à fabricação das peças.
- Limpeza e proteção: A limpeza é o processo pelo qual as peças passam antes de receber qualquer tratamento. A limpeza em aço visa à remoção de óleo, gordura, graxas, casca de laminação e partes oxidadas. Após a limpeza, a estrutura deve ser pintada ou galvanizada para proteção contra corrosão. Elas podem também ser deixada no estado natural, se for em ASTMA588 ou similar e a sua localização assim o permitir.
- Transporte: Na fase inicial do projeto e detalhamento, deve-se indicar o tamanho das peças para

Relacionados

  • Taipa
    6812 palavras | 28 páginas