Edificio multifuncional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Edifício multifuncional
Dentre as mudanças no cenário arquitetônico nos períodos modernos, evidenciamos os paradigmas provocados pela revolução industrial, e notável a mais significativa à alteração do conceito de cidade, passa de papel secundário no cenário econômico a gerar produções e riquezas das nações.
A cidade passa por uma grande transformação onde passa a ser o principal atrativoou organismo vivo e com isso e necessário vencer alguns desafios. De um lado buscando novas formas de organização de sitio urbano em si, visto que mudou sua forma, é necessário pensar em suas respectivas circulações geográficas circulações de pessoas e veículos e novas construções que demandariam escalas jamais imaginadas.
Neste momento o arquiteto foi convocado a propor soluções para moradias degrandes centros industriais e junto instalar convenientemente as demais atividades urbanas. As experiências iniciais começaram em Chicago por volta do final do século XIX, aponta uma direção a ser seguida com a verticalização dos edifícios a área principalmente central onde concentrada grande aglomerações permite um maior aproveitamento do solo em questão.
A esse paradigma, opõem se a ideia dezoneamento das cidades, distribuindo a localização do dos estabelecimentos em locais distintos de acordo com suas respectivas finalidades, onde apoiam no conceito que trabalhar e morar são funções que devem ser exercida separadamente.
Após um século com a proposta em pratica, foi notável a ideia que separar as funções urbanas não só não corresponde à melhoria da qualidade de vida urbana, comotambém implica em serias deseconomias, exigindo investimento pesado e continuou em vários núcleos da cidade.
Além das mudanças paradigmáticas em curso, provocadas pela tecnologia de informação e comunicação, que vai remoldando o mundo contemporâneo, tem confirmado o conceito urbano de proximidade entre as funções, valorizando e recuperando as áreas ricas em infraestrutura, todavia desagregadas. Eneste sentido que vem ao longo dos anos se desenvolvendo nos países da Europa e mais recente entre nós.
Os edifícios multifuncionais possuem o caráter de abrigar varias funções ao decorrer como: estabelecimentos residenciais, comerciais, de serviços, esporte, lazer entre outros. A sua presença no espaço urbano geralmente constitui-se me marco ou referência urbana.
Le Corbisier (1907), odesenvolvimento da arquitetura do século XX é causa suficiente para que tenhamos detalhes nos primórdios de sua evolução, ou seja, a importância fundamental de sua pesquisa só se torna aparente quando vista contra o plano de fundo das influencias extremamente variadas e intensas, onde esteve submetido na década entre sua primeira casa, construída em La Chaux- de – Fonds.
Segundo o autor, suasafinidades socialistas utópicas e sua suscetibilidade diante de uma abordagem tipológica para não dizer clássico da arquitetura certamente datam esse encontro sobre o qual ele escreveu.

“Esse homem sabia que o nascimento iminente de uma nova arquitetura dependia de fenômenos sociais seus planos revelavam uma grande facilidade. Era a consequência de um século de evolução arquitetônica na França.” (LeCorbisier,1907,p.180).

Em 1907 pode ser considerado como um ponto de mutação da vida de Le Corbisier, pois nesse ano ele não só conheceu Garnier, como também fez uma vista crucial ao convento de cartuxos de Ema na Toscana.
No ano de 1908, Le Corbisier conseguiu um emprego em Paris no qual lhe- deram uma concepção nova de vida quanto de trabalho, alem de receber uma formação básica em concretoarmado.
Le Corbisier com seu empenho em resolve a dicotomia entre a Estética do Engenheiro e a Arquitetura em combinar a utilidade com a hierarquia do mito, iria fazê-lo entrar em conflito com os designeres funcionalistas-socialistas do final da década de 1920.
Ao descrever sobre o projeto de unité d´habitation, Marselha, 1947 – 52 no período pós-guerra.
Essa morfologia celular expressava...
tracking img