Edificio garagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencias historicas e contemporaneas, nacionais e internacionais.

Vou falar sobre o primeiro edificio com estruturas metalicas metalicas de 16 andares, totalmente projetado, fabricado e montado por brasileiros. No ano de 1954, o empresario Francisco Gordinho, em parceria com o arquiteto Rino Lev, preocupados com o problema de estacionamentos em toda a cidade resolveram construir este tipode empreendimento no centro da cidade.
O terreno escolhido fica entre a avenida Riachuelo e o final da 23 de Maio. Com 13 metros de largura, apertado entre um edificio de escritorios com 14 andares e um conjunto de casas velhas.
Apesar da topografia ruim, o que correspondeu ao preco bom, tinha a vantagem de saida para as duas ruas. Porem surgiram dois fatores que dificultaram a realizacao doedificio da forma convencional para a epoca.
As colunas no primeiro pavimento atingiram dimensoes tais que, deixariam uma largura livre insuficiente para o estacionamento de dois carros frente a frente. O segundo fator era o de seguranca. Para erguer o edificio seria necessario escavar 18 metros abaixo do nivel da rua. Esse movimento de terra poria em risco o predio vizinho sendo tambem um partidoanti-economico.
A regulamentacao, em 1920, do uso de elevadores, permitiu o crescimento dos edificios, tanto em largura como em altura e quantidade. Apesar do uso de elevadores e sistemas adequados de utilidades prediais, o partido arquitetonico surgiu da utilizacao de um novo aco desenvolvido pela CSN.

Desenvolver partido do Edificio Garagem America.

O Brasil é um país de contrastes, e acada novo desafio, agravamos nossos contrastes. Enquanto há cidade minguando por não ter investimento, capitais receberão investimentos para apenas um torneio de futebol. Um monte de concreto empilhado pode realmente se tornar um elefante branco.

Mas se pensarmos em Arquitetura Reversível (algo tipo estádios "Transformers"), os estádios poderão ser feitos em locais onde o investimentos podemser geradores de outros investimentos. Por hipótese, um estádio somado com um pouco de investimento na estrada de ferro, dá para pensar em um estádio que se transforme em Estaleiro.

Outras opções seriam a produção de locomotivas e vagões de trens pressurizados para o trem bala. E ainda, um monte de salas de aulas para Escolas técnicias. Um exemplo é o estadio de Cuiaba para a Copa do Mundo, onovo Verdão será uma arena bem moderna. Um novo formato, bem diferente do que existe hoje.

“Pretendemos construir um estádio confortável e de acordo com o conceito de preservação exigido pelos organismos internacionais. Será um estádio perfeitamente adequado para a cidade de Cuiabá”, afirmou Castro Mello para o site do evento.

O novo projeto do estádio Verdão, agora definitivo, prevê aconstrução de um estádio simples e funcional. A obra que será erguida ao lado do ginásio Aecim Tocantins, contará com um amplo complexo para visitação durante toda a semana.

Parte das arquibancadas poderão ser desmontadas para que a arena ganhe mais espaço físico provisório. projeto criado pela empresa de arquitetura GCP de São Paulo vai comportar 48 mil pessoas sentadas e acomodadas para os jogos doMundial de 2014.

O projeto prevendo um estádio aberto e bem ventilado, é muito diferente do elaborado pelo arquiteto Castro e Mello (o que foi apresentado à Fifa este ano).O estádio será de múltiplo uso, para que, depois do evento, possa ser utilizado como centro de convenções, palco para shows, feiras, entre outros. A arquitetura sofreu alterações, ficou mais moderna e com estilo europeu.As divisões serão modulares e as arquibancadas poderão ser retiradas quando se fizer necessário, uma vez que serão de blocos pré-moldados. "As mudanças foram apara aperfeiçoar o projeto, que ficou mais versátil, simples e barato. Os materiais de insumo poderão ser adquiridos em Mato Grosso, pois nada será importado. Buscamos adequar a questão ambiental, econômica e sustentável. Um projeto...
tracking img