Edificacoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Obras de Pequeno Porte Fundações

1

FUNDAÇÕES PARA OBRAS DE PEQUENO PORTE As obras consideradas de pequeno porte são aquelas cujo peso total é relativamente pequeno. Por exemplo: o peso total de uma residência térrea é menor que o de um prédio de 4 andares. Uma residência é obra de pequeno porte, e um prédio é de grande porte. Observe a figura abaixo, ela representa uma tábua de madeiraapoiada sobre duas pilhas de tijolos, apoiadas, por sua vez, em um terreno. O peso da tábua é dividido ao meio e chega metade a cada, ilha de tijolos. O peso das pilhas, mais aquele que elas recebem, é descarregado, afinal, no solo onde se apóia. O peso da tábua e o peso das pilhas de tijolos são chamados de pesos próprios ou cargas4permanentes, pois não se alteram.

A tábua está apoiada sobre aspilhas de tijolos adequadamente, havendo equilíbrio e estabilidade. Cargas acidentais são aquelas que se alteram conforme a situação imposta pelo trabalho. As cargas acidentais, pois variam conforme a circunstância. Veja, vamos acrescentar sobre a tábua um peso de 40 kg. Essa carga adicional é distribuída entre as duas pilhas de tijolos, indo 20 kg para cada uma. Neste caso, a carga totaltransmitida para o terreno e considerando-se uma pilha de cada vez, seria a soma dos 20 kg, mais metade do peso da tábua, mais o próprio peso da pilha de tijolos. Agora imagine que ao invés de 40 kg, colocássemos sobre a tábua um homem de 80 kg. Neste caso, a carga total transmitida para o terreno considerando-se uma pilha de cada vez seria a soma dos kg do homem, mais metade do peso da tábua, mais opróprio peso da pilha. Podemos perceber que a tábua e as pilhas de tijolos são elementos que recebem e transmitem cargas para o terreno. Analise todos este elementos para que fique claro o limite de carga que conseguem transmitir, sem se arrebentarem. As cargas também devem ser avaliadas, pois não devem superar a capacidade de resistência do terreno. Se isso acontecer, o terreno vai ceder, comprometendoa estabilidade e o equilíbrio de todo o sistema. Caso o terreno ceda, a pilha pode ceder, e obviamente, a tábua também; o que vai gerar o desequilíbrio ou a instabilidade do conjunto.

Mesmo que as pilhas e a tábua suportem a carga do sistema, é imprescindível que o solo também agüente o peso, a capacidade do terreno em questão deve ser levada em consideração, caso contrário haverá problemassérios. Um caso célebre é a TORRE DE PIZA na Itália. Há centenas de anos luta-se para preservar este monumento histórico que foi erguido em terreno inadequado, sendo que a capacidade do terreno em questão não for levada em consideração. Comprometeu-se a estabilidade do conjunto. 2

Saber qual a máxima capacidade de carga que um terreno pode suportar, é a maior preocupação que se deve ter no iníciode uma obra. Não adianta nada, por exemplo, tomar todas as precauções durante a construção de uma casa ou prédio, fazendo cálculos precisos sobre a capacidade de resistência das vigas ou colunas, se não observar a carga que o terreno suporta. Alguns terrenos suportam mais peso que os outros, dependendo de sua constituição, e, às vezes, o mesmo terreno, conforme a profundidade, apresentadiferentes graus de resistência. Esta variação acontece por camadas.

No desenho, vemos que até 1,20 m, as amostras do terreno indicavam uma camada de material constituído de aterro. De 1,20 m a 2,20 m, ou seja, um metro abaixo, as amostras indicavam constituição de terreno de terra preta, Água e raízes. Este tipo de solo é conhecido por solo turfa, de resistência quase nula, composto por materialorgânico. Mais abaixo ainda, até a profundidade de 3,70 m, as amostras indicaram material constituído por areia. Logo após aparece uma camada de areia e pedregulhos. Existem atualmente empresas especializadas no ramo, conhecidas camo empresas de sondagem. Além de coletarem amostras do terreno e fazerem as devidas provas de resistência, essas empresas elaboram o estudo chamado de perfil da sondagem...
tracking img