Edificações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O tijolo ecológico foi inventado pelo professor Francisco Casanova professor da coppe, a fim de atender a população de renda mais baixa.
Seu trabalho foi o único a ser selecionado entre os 400 trabalhos apresentado pelo Brasil no congresso da UNESCO realizado em Paris, o professor Francisco casanova foi muito aplaudido por mais de 1400 pessoas entusiasmadas pela nova técnicaimplantada nas favelas do Rio de Janeiro.
O que mais chamou a atenção foi a praticidade e economia apresentada pelo produto, economizando até 50% no valor da obra e 33% no tempo de construção, assim reduzindo também o preço da mão de obra.
O que mais nos deixa orgulhosos da invenção do professor Casanova e o respeito ao meio ambiente pois o tijolo ecológico não necessita de ser colocado ao forno, suacura e feita na temperatura ambiente isento de sol e vento.
Podemos citar alguns exemplos de respeito ao meio ambiente devido a sua cura em temperatura ambiente não se utiliza nenhum meio de queima pois o seu processo de cura é natural.
Por exemplo um milheiro de tijolos levado ao forno se tem um gasto de 1m³ de madeira o que se equivale a 6 arvores de médio porte, o valor gasto com fretestambém são eliminados tornando assim muito mais vantajoso na questão agilidade, comodidade,custo baixo e meio ambiente.
Cuidar do meio ambiente é obrigação de todos, se nós nos conscientizarmos e fizermos um pouco mais pelo meio ambiente como fez o professor Francisco Casanova, temos a certeza que podemos reverter todo este desrespeito causado a natureza e com certeza salvar o nosso planeta de tantosmaus tratos devido a queima, a gazes lançados na atmosfera, etc...
Podemos citar também a grande importância social e os benefícios gerados através da integração e difusão da tecnologia, trazendo para a realidade o sonho de ter um lar e consequentemente gerando renda as famílias de baixa renda.

1

2

3

4 2- CONSTRUÇÕES ECOLÓGICAS COM ECOTIJOLOS (TIJOLOS ECOLÓGICOS MODULARESDE SOLO-CIMENTO)

Se deseja fazer uma construção ecologicamente correta o primeiro passo é adquirir Tijolos Ecológicos. Eles são feitos de uma mistura que contém terra, areia, cimento e água. Eles são fabricados através de prensas hidráulicas com uma prensagem de 6000 kilos, gerando um tijolo de altíssima resistência, e após a prensagem eles são curados com água durante 7 dias. Com este processo defabricação com cimento e em seguida a hidrocura (cura com água) evitamos o aquecimento global e os desmatamentos para aquisição de lenhas, no caso dos tijolos cerâmicos (os convencionais) é necessário a lenha para aquecer os fornos que são altamente poluentes e emissores de inúmeros gases de efeito estufa.
  Os Ecotijolos são construídos com o Sistema Construtivo Modular que possui mais de 40 vantagenssobre a alvenaria convencional.
Os Ecotijolos são instalados na obra através do Sistema Construtivo Modular cujo princípio de montagem é feito por módulos, possuindo medidas e formatos padrões, permitindo assim a precisão na aplicação e distribuição dos mesmos. Este sistema facilita o planejamento de desenvolvimento do projeto e cálculos estruturais, pois cria áreas de descargas de pesos padrões emtoda a alvenaria.
[pic]
Fonte: Construvan

-Montagem modular
Dado a confiabilidade nas medidas dos tijolos, a modulação das paredes montadas com estes tijolos pode seguir uma precisão excelente, levando aos projetistas e executores a uma facilidade quanto a forma final das edificações. E referindo-se a uma montagem modular, a amarração entre elementos pode ser assegurada resultandotanto qualidade de montagem quanto qualidade de montagem estética final (alvenaria aparente).
Instalações
Tanto as instalações hidráulicas quanto elétricas serão feitas por dentro dos furos existentes nos tijolos, evitando assim danos na forma final da montagem (alvenaria aparente).
-Acabamento
O acabamento de nossa alvenaria aparente será dado pelo rejuntamento dos vãos entre os...
tracking img