Edi e vantagem competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TROCA ELETRONICA DE DADOS – EDI E SUA VANTAGEM COMPETITIVA


Carlos Eduardo Cassini [1]




RESUMO

Este artigo contempla uma breve referência às práticas de negociação que podem ser implantadas por entre parceiros comerciais, este trabalho visa compreender o assunto com uma visão superficial, sendo possível observar pontos fortes desta implantação entre os sistemas decomputadores existentes para auxiliar e organizar processos comerciais e administrativos numa relação comercial a fim de tirar proveito das tecnologias existentes em conjunto com uma adequação à logística interna e externa das grandes empresas.

Palavras-chave: EDI, logística, parcerias comerciais, internet.

1 INTRODUÇÃO

As velocidades e as mudanças que ocorreram no Brasil durante a década de 90,fizeram com que as empresas se modernizassem em termos de logística – o que compreende toda uma estrutura de fluxo de informações e processos, como serviços ao cliente, transporte, estoque e armazenagem. Para auxiliar neste trabalho encontramos diversas ferramentas para gerir a logística das corporações, dentre estas, estão ferramentas para planejamento e controle do processo logístico, previsãode vendas, controle de estoques, custos e simulação.
Neste artigo estarei buscando esclarecer o papel importante de uma destas ferramentas e quais são as suas verdadeiras melhorias que obtemos com a correta utilização do EDI (troca eletrônica de dados).


2 DESENVOLVIMENTO

Observamos que o desenvolvimento tecnológico tem induzido as empresas a um processo contínuo de novos produtos,resultando daí numa proliferação de produtos. A globalização, que implica compra e venda de produtos em qualquer local do planeta, resulta em maior numero de clientes, de fornecedores, maior numero de
locais para suprimento e distribuição, e distancias cada vez maior a serem percorridas. Para a logística, cujo papel é disponibilizar o produto certo, na hora certa e no local correto isto representa maiscomplexidade e maiores custos, indicando a necessidade da criação de uma estrutura flexível, capaz de atender as diferentes exigências impostas pelo fomentado mercado e busca pela excelência do atendimento aos mais variados clientes espalhados pelo mundo afora.
A constante inovação tecnológica, combinada com a política de lançamentos mais freqüentes de novos produtos, tem com uma de suasconseqüências a diminuição do ciclo de vida dos produtos. Exemplos disto podem ser encontrados nas indústrias de tecnologia e informática, nas indústrias de telecomunicações e nas indústrias de moda, como vestuário e calçados. A crescente exigência por melhores serviços por parte de clientes e consumidores exigem uma melhor freqüência e velocidade de entrega, principalmente para consumidores finais ondepodem fazer compras remotas via telefone, internet, catálogos e receber no local e hora conveniente.
Este é o objetivo de gerenciar eficazmente essa crescente complexidade, buscando maior sofisticação tecnológica, onde as maiores oportunidades estão nas tecnologias da informação, que envolvem tanto hardware, quanto software, e tem aplicações tanto no fluxo de dados e informações, quanto nasoperações de transporte e armazenagem.
Com os documentos de papel formaram a base das transações comerciais, de anúncios de concursos a pagamentos finais, existe uma troca de numerosos documentos entre a cadeia de parceiros. Neste fluxo, estes documentos de papel são averiguados internamente e em seguida são introduzidos e digitados em seus sistemas informatizados. Na maioria das vezes os documentoscomerciais são tratados eletronicamente por meio do correio eletrônico (e-mail), utilizando-se de um procedimento lento, sem padronização devido à recodificação de dados, erros de transcrição, duplicação de dados, tempo perdido, atrasos no tratamento de dados e baixa produtividade, gerando custos.
A solução aparece com o surgimento do EDI, significando troca eletrônica de dados.
O EDI é o...
tracking img