Edi (eletronic data interchange)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhembi Morumbi

EDI (ELETRONIC DATA INTERCHANGE)

Caio Koiti Yamanaka
R.A.: 20168599
Professor: Fabio Laurenti
Tecnologia Aplicada à Logística

São Paulo
Abril – 2013

SUMÁRIO

1 O que é ............................................................................. 3
2 Para que serve .................................................................. 3
3 Vantagens doEDI ............................................................. 4
4 Como e quando foi criado ................................................ 5
5 EDI no Brasil ..................................................................... 5
6 WAM, LAN e MAN ............................................................ 5
7 Bibliografia....................................................................... 6

1. O que é

No âmbito das relações comerciais, muitas das aplicações informatizadas de uma empresa geram documentos em papel que, após o trâmite burocrático interno, são encaminhados à outra empresa. Nesta outra empresa, tais documentos passam inicialmente por uma averiguação e então são digitados e introduzidos nos seus sistemas informatizados.Existem informações dizendo que 70% das entradas de dados do computador de uma empresa são originados pelas saídas de computadores de outras empresas e de que 25% do custo das transações derivam destas entradas.
EDI é a sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados. É basicamente a troca de documentos via sistemas de teleinformática(Informática que utiliza recursos das telecomunicações) entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos, ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos. É a única ferramenta de e-commerce (comércio eletrônico) que está adequada a um contexto automatizado e globalizado.

2. Para que serve

Aideia por trás do EDI é relativamente simples. Muitas empresas utilizam computadores para organizar os processos comerciais e administrativos ou ainda para editar textos e documentos. A maioria das informações é inserida no computador por digitação. Assim, quando as empresas se comunicam, por exemplo, para encomendar mercadorias ou para cobrar seus clientes, ao invés de escrever um formulário empapel ou imprimir um documento e enviá-lo pelo correio, ela transfere eletronicamente essas informações diretamente dos seus computadores para os computadores de seus clientes.
Existem várias maneiras pelas quais as organizações podem trocar informações eletrônicas. Um método é gravar as informações em um CD, que será entregue ao cliente. As informações podem, então, ser recuperadas ecarregadas no sistema de computadores.
Um modo mais prático é transferir os dados através das linhas telefônicas comuns, desde que ambos as empresas tenham modems, um software de comunicação compatível e computadores disponíveis para fazer a conexão ao mesmo tempo.
Na prática, entretanto, a maioria das empresas tem mais de um parceiro comercial, e estabelecer ligações ponto aponto com cada parceiro torna difícil o gerenciamento, sendo interessante terceirizar esse serviço. Para isso utilizamos os serviços de uma VAN.
Elas disponibilizam caixas postais virtuais para o armazenamento dos documentos eletrônicos. O processo acontece da seguinte forma: o parceiro A envia uma mensagem endereçada ao parceiro B. A mensagem é despachada para a VAN, quedisponibilizará os documentos na caixa postal do parceiro destinatário. Com isso, o parceiro B acessa a VAN e recolhe as correspondências endereçadas a ele.
A vantagem desse processo é a segurança no recebimento dos dados. A VAN emite constantemente notificações de entrega e recebimento, não permitindo, assim, que um dos parceiros deixe de receber qualquer correspondência endereçada a...
tracking img