Edgar Morin

Páginas: 4 (984 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013


MORIM, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.


No livro, o autor tenta passar reflexões que sirvam como base para se repensar a educação doséculo XXI. Colocando em evidência temas que não podem faltar no homem da atualidade.

“Eles dizem respeito aos setes buracos negros da educação, completamente ignorados, subestimados oufragmentados nos programas educativos. Programas esses que, na minha opinião, devem ser colocados no centro das preocupações sobre a formação dos jovens, futuros cidadãos.” (p.01).Para o autor, existem inúmero erros e ilusões que podem ocorrer na transmissão do conhecimento, sendo assim, estamos mais vulneráveis a cometer equívocos. E, nesse ponto, ele afirma que, apesar de serde fundamental importância, nunca se ensina o que é de fato o conhecimento.

“O conhecimento é sempre uma tradução, seguida de uma reconstrução.” (p. 01).

“Portanto, temospercepções, ou seja, reconstruções, traduções da realidade. E toda tradução comporta o risco de erro. Como dizem os italianos “tradotore/tradutores”.” (p. 02).

Além disso, as diferençasculturais, sociais e de origem também podem causar erros. Já que, cada um pensa que as suas ideias são as corretas e normativas. Acabando, assim, por julgar as outras pessoas que não estão inseridas nessasnormas.
Em outro ponto, o autor colocar a questão do multidimensional (citando que, na escola, o conhecimento é compartimentado e fragmentado). Para ele, o conhecimento deve sercontextualizado e passado como um todo, já que um faz parte e complementa o outro. Facilitando, dessa forma, o aprendizado e a compreensão.

“E é essa capacidade que deve ser estimulada e desenvolvidapelo ensino, a de ligar as partes ao todo e o todo às partes.” (p. 04).

Ao mesmo tempo em que o conhecimento deve ser passado no contexto global, também deve considerar o ser humano e toda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Edgar morin
  • Edgar Morin
  • Edgar Morin
  • Edgar morin
  • edgar morin
  • Edgar morin
  • edgar morin
  • edgar morin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!