Edgar morin - cultura de massa resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Edgar Morin busca na história e na sociologia explicação para a mudança de comportamento da classe popular que passou a investir em um outro conceito de vida: a busca pelo prazer no lazer.Com a Revolução Industrial as criações tornaram-se produções e depois do pós- guerra, com a difusão da  mídia - cinema rádio e televisão- e o crescimento do mercado publicitário surge uma série de personagens-produtos Com isso  o  indivíduo da sociedade passou a se "reconhecer" nesses personagens criados por esses meios e que o  leva a se identificar  entre o real e imaginário, característica da culturade massa. Na visão do autor a cultura de massa distancia a sociedade, pois cada indivíduo busca sua própria individualidade (identificação), por outro lado também homegeneíza uma vez que a propostada cultura de massa é produzir uma maior variedade de produtos para alcançar o maior número de pessoas e assim cria-se assim o sincretismo.  

 Além disso Morin apresenta  a cultura de massa comoespetáculo e é através deste espetáculo que o imaginário se manifesta. Portanto o imaginário é projetivo e identificatório. O autor ressalta que os indivíduos não se dão conta de que esses imaginários-  os  heróis e as vedetes -   oferecidos  pela mídia como produto são tão reais quanto eles, ou seja, se apresentam como personagens reais que vivem os mesmos conflitos. Morim também ressalta que oindivíduo não percebe o poder que a cultura de  massa exerce sobre ele. Cita os exemplos de Hitler e Stalin que souberam utilizar a máquina da propaganda. Para Morin a cultura de massa é kitsh , ouseja, ela vulgariza a cultura tradicional .

Baseada na tese morinina podemos contextualizar essa mudança de comportamento na atual forma da cobertura de eventos jornalísticos na imprensabrasileira. Nos últimos anos o país assistiu a ascensão de classes mais populares. Em busca de uma maior audiência e consequentemente lucro - (Sobre a TV - Bordieu)  a cobertura jornalística promove grandes...
tracking img