edfgb

350 palavras 2 páginas
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Daoménech, nasceu em Figures, 11 de Maio de 1904 e faleceu no mesmo local em 23 de Janeiro de 1939.
Salvador Dali foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dali chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dali foi influenciado pelos mestres do Renascimento.
Dali frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal em 1916.
A psicanalise de Freud intensou muito este pintor. No primeiro plano temos uma figura duma mulher apoiada em bengalas com o busto e a perna esquerda cheia de gavetas. No segundo temos diferentes pessoas. A pintura está ligada á temática sexual; as gavetas significam o sexo feminino e as bengalas o sexo masculino. A paixão é simbolizada pela girafa ardente no fundo do quadro.
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adopção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros. Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica. Os artistas que mais se destacaram na década de 1920 foram: Na pintura: Salvador Dali, Joan Miró, René Magritte, Max Ernest. Na escultura: Alberto Giacometti. No teatro: Antonin Artaud. No cinema: Luis Buñuel. Na literatura: Paul Éluard, Louis Aragon, Jacques Prévert. A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e

Relacionados