edffffdff

408 palavras 2 páginas
BLOCOS ECONÔMICOS

RESENHA CRÍTICA DE BLOCOS ECONÔMICOS

Trabalho Acadêmico apresentado à Disciplina de Direito nas Organizações do curso de ADM,da unidade de Ensino

RESENHA CRÍTICA

1.INTRODUÇÃO Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação.
Os grandes blocos influenciam periferias maiores ou menores que englobam países com diferentes níveis de modernização.
Atualmente,destacam-se como grandes blocos econômicos internacionais: o americano,abrangendo a economia dos Estados Unidos,do Canadá e do México;o do pacífico,abrangendo os chamados países asiáticos recentemente industrializados e tendo como centro o Japão e as economia da Coréia do Sul,Cingapura,Hong Kong e Taiwan;e o europeu,abrangendo quinze países na União Européia (França,Alemanha,Itália,Holanda,Luxemburgo,Bélgica,Irlanda,Grã-Bretanha,Dinamarca,Espanha,Grécia,Portugal,Áustria,Finlândia e Suécia).
BLOCO ECONÔMICO DO PACÍFICO
O bloco liderado pelo Japão não se baseia em estruturas institucionais oficiais. Define-se pela rede de fluxos de capitais que partem desse país em direção à do Pacífico.Entretanto ,as amargas lembranças do expansionismo japonês até a Segunda Guerra estabelecem limites para a cooperação política na região.Para países como Taiwan e Coréia do Sul,a velha presença americana representa uma garantia contra possíveis ambições imperiais japonesas.
Também além desses temos os blocos mais poderosos ,o Mercosul,abrangendo as economias do Brasil,Argentina e Uruguai , e

Relacionados