EDERICK WILSLOW TAYLOR E HENRY FAYOL

5684 palavras 23 páginas
EDERICK WILSLOW TAYLOR E HENRY FAYOL
Aparecida de Goiânia 03/2004

INTRODUÇÃO:
Na apresentação a seguir iremos acompanhar a história da administração que inicia dentro do século IX caminhando ai até os dias da atualidade, nos conceitos de FREDERIK WINSLOW
TAYLOR (1856 – 1915) e HENRY FAYOL (1841-1925) Henry Ford (1863-1947). Três grandes personagens, mitos da administração mundial. TAYLOR pioneiro e FAYOL seguidor e aperfeiçoador das obras de TAYLOR, TAYLOR que por sua vez passou a estudar formas para aperfeiçoa as técnicas de administrar tanto das empresas, quanto da sociedade, buscando esse aperfeiçoamento na ciência.
FREDERIK WINSLOW TAYLOR
Começou seus estudos da base "o operário" para o topo "Gerentes, donos e supervisores", trazendo em sua primeira obra "administração de oficinas" o estudo das técnicas de trabalho realizado pelo operário, se baseando em dois pontos, o tempo e o movimento, a partir desses pontos ele vai desenvolver outros vários conceitos que serão bem aceitos. Em um segundo momento TAYLOR traz uma segunda obra onde fala de princípios de administração, fundamentos e características, sem deixar de lado os dois pontos iniciais de seus estudos.
HENRY FAYOL
Seguindo os passos de TAYLOR dentro de uma ciência deu sua contribuição com a previsão e métodos adequados de gerência. FAYOL fez algo que TAYLOR também fez só que de traz para frente, estudou do topo para a base. Deu certo mesmo TAYLOR defendendo um pluralismo na organização e FAYOL fosse partidário da centralização. FAYOL trouxe as funções básicas das empresas passo a passo, princípios universais e gerais.
Henry Ford
Assim como o nome de Taylor está associado á administração científica, o nome de Henry Ford
(1863-1947) está associado á linha de montagem móvel, mas esse foi apenas um dos inúmeros avanços que ele criou e que deixaram sua marca na teoria e prática da administração. Foi
Henry Ford quem elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa,

Relacionados