Edema pulmonar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A evolução do edema pulmonar e sua relação com a insuficiência respiratória.
1 – O edema pulmonar infeccioso e causado por um fator patológico que causa uma lesão na parede dos alvéolos,ocasionando um extravasamento dos capilares. Liberando o liquido plasmático sanguíneo no meio intersticial. No meio intersticial está presente o liquido intersticial que exerce uma pressão negativa no pulmãocerca de -8mmhg, com o extravasamento do liquido intersticial pulmonar gera um edema. Logo pode evoluir para um edema alveolar, onde há o encharcamento dos alvéolos por misturar o liquido intersticialcom o plasma sanguíneo e transformar a pressão negativa do meio alveolar para positiva tendo consequentemente o caso de colabamento dos alvéolos. Tendo menor saturação de O2 levando a insuficiênciarespiratória.
A evolução do quadro de atelectasia e sua relação com a insuficiência respiratória?
Atelectasia é a falta de liquido surfactante que faz com que ocorre o colabamento alveolar. Ediminue a tensão superficial
O liquido surfactante eh praduzido pelas células epiteliais alveolares do tipo II e as células epitaliais alveolares tipo I tem a função de promover a troca gasosa. Os foSfolipideos são o fosfatidilcolina que tem a função de diminuir a tensão superficial e o fofsfotidilglicerol que tem a função de dispersar o liquido surfactasnte sobre a lamina de agua. As proteínasque compõe o liquido surfactante são SP-A , SP-B, SP-C E SP-D que juntamente com os ions NA+ e Cl – desempenham a função de renovar o liquido surfactante.
A falta de liquido surfactante leva aocolabamento dos alvéolos. Causando uma insuficiência respiratória diminuindo as trocas gasosas diminuindo a saturação de O2 causando Hipoxemia.
A relação da hipercapaz e a alteração de pH?
O aumentode CO2 consiste em diminuição de O2.
O CO2 juntamente com a agua forma-se o acido carbônico. Ocorrendo a acidose e diminuindo o PH fazendo com que ocorra a acidose respiratória.
Relacionar...
tracking img