ED9 Faculdade Pitágoras

458 palavras 2 páginas
Questão 1) A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma questão complexa que envolve todos os níveis da sociedade, visto que a lei é só o primeiro passo, mas é preciso mais do que isso, a inclusão começa desde a iniciação deste indivíduo na comunidade e a forma com que ele é aceito por ela.
Partindo da ideia aristotélica e do princípio ético da equidade, deve se criar condições que favoreçam a entrada e continuidade da PcD na empresa de acordo com as necessidades específicas de cada um, isso desde o processo de qualificação do mesmo nas instituições de ensino.
A lei favorece a inserção da Pessoa com Deficiência, no entanto, não a respalda em sua trajetória. Faltam fiscalização e punições mais severas com a empresa, pois o deficiente é antes de tudo um ser humano e deve ser respeitado como tal.
Portanto a sociedade deve ser reeducada, e isso passa por políticas públicas de inclusão e debates sobre o tema, para que assim, embora pareça hoje utópico, a sociedade saia do campo da moral e passe a agir de forma ética.

Questão 2) É observado com clareza que o combate ao preconceito ultimamente está começando pelo futebol. É pelas manifestações de torcedores que a justiça contra os racistas está sendo colocada em prática, para aproveitar o embalo, as manifestações deviam sair mais dos estádios e ficarem focadas também no resto da sociedade. Projetos contra o racismo em escolas infantis seriam de grande ajuda, pois muitas das vezes, os racistas de hoje, não foram ensinados quando crianças a respeitar as pessoas, indiferente da cor da pele, do peso, do cabelo, etc. Aliás, o fato de existirem cotas para negros, pardos, entre outros, na minha opinião, é um total racismo, pois os negros têm a mesma capacidade que pessoas de outras raças à entrarem em faculdades e conseguirem trabalhos com sua inteligência, pois o que está por fora, jamais mudará o que está por dentro.
Questão 3) O crescimento da porcentagem de mulheres em cargos de grande

Relacionados