ed2d

1388 palavras 6 páginas
TRANSFORMADORES ELÉTRICOS 8.1 CONCEITO O transformador ,é um aparelho estático que transporta energia elétrica, por indução eletromagnética, do primário (entrada) para o secundário (saída). Os valores da tensão e da corrente são alterados, porém, a potência, no caso do transformador ideal, e a frequência se mantêm inalterados.

Forma fisica : Desenho esquematico :

Núcleo :

O núcleo é constituído de lâminas de material ferromagnético, contendo em sua composição o silício, que possui excelentes características de magnetização (temporário), baixas perdas por histerese e por mudança de temperatura. O empilhamento das lâminas, isoladas entre si e do núcleo, é feito para minimizar a ação das correntes parasitas provenientes da variação de fluxo ocorridos sobre o material, que é condutor. A função do núcleo de ferro é concentrar o campo magnético, para uma dada corrente, e orientar o campo de modo que quase todo o fluxo magnético que passa por uma bobina passe também pela outra, diminuindo-se as perdas de energia na transformação da tensão.

Bobinas:

O transformador consta de duas bobinas independentes, enroladas sobre um núcleo de ferro. Este é laminado para evitar a perda de potência pelas correntes de Foucault. O enrolamento que recebe a potência de entrada ou ddp a ser transformada chama-se bobina primária e o outro enrolamento que fornece a ddp a ser transformada chama-se bobina secundária. A corrente alternada na primária origina um fluxo magnético alternado no núcleo.

Comutador:

Para adequar a tensão primária do transformador à tensão de alimentação e fornecimento, o enrolamento primário é dotado de derivações (taps), que podem ser escolhidos mediante a utilização de um painel de ligações ou comutador, conforme projeto e tipo construtivo, instalados junto à parte ativa, dentro do tanque.
Este aparato, na maioria

Relacionados