Ed1 - farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina Índice Terapêutico. Qual sua importância na prática clínica?

2. Uma droga tem DE50= 2,0 mg/kg e DL50= 100,0 mg/kg. Qual será seu IT? Comente sobre a margem de segurançadesta droga.

3. Discuta a seguinte afirmativa: “Uma droga que se liga fortemente ás proteínas plasmáticas (70%) apresenta um maior volume de distribuição, ou seja, se distribui maisamplamente pelos tecidos que outra droga que se liga mais fracamente (25%) ás proteínas ”. Certo? Errado? Por quê?

4. O fato de algumas drogas se confinarem em alguns compartimentoscomo no tecido adiposo, nos ossos, pode afetar o volume aparente de distribuição dessas drogas? De que forma? Dica: use o conceito de volume de distribuição.

5. Como a natureza químicadas drogas que são eletrólitos fracos, de características ácidas ou básicas pode afetar a absorção e a distribuição das mesmas?

6. A eritromicina é uma substância de caráter básico(pK=90). Qual seria a proporção entre as formas facilmente excretáveis e dificilmente excretáveis na urina (pH=6,5)? O que podemos concluir a respeito disso?

7. A droga X é umasubstancia de natureza básica (pK=8,0) e sua absorção no estomago de um animal experimental (pH=2,0) é de cerca de 44% em 1 hora. A droga Y é também uma base (pK= 8,2) e sua absorção noestomago desse animal é praticamente nula. Explique porque isso acontece.

8. Uma droga de natureza ácida será menos lipossolúvel na forma protonada (associada) ou na forma desprotonada(dissociada)? Explique o porquê.

9. 150mg de uma droga A foi administrada por via I.V em um animal experimental e sua concentração plasmática, medida logo após a administração, foi de0,003%. Uma droga B apresenta um volume de distribuição (VD), na mesma SP animal, igual a 50 litros. Qual das duas drogas deve ser distribuída de forma mais ampla pelos tecidos? Explique.
tracking img