ED1 bioquimica - UFRJ

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4339 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciências da Saúde
Instituto de Bioquímica Médica
BQM101 – Bioquímica FF I

















Estudo Dirigido
ED1






















Rio de Janeiro, 04 de abril de 2012.



1. A partir do século XX, a ideia de que a vida possui propriedades únicas, maravilhosas e desconhecidas (vitalismo) começou amorrer. Finalmente, através dos estudos de genética e bioquímica, era possível associar as ciências químicas e biológicas num só contexto amplo e coerente. A biologia molecular trouxe, para a biologia, um tipo de rigor lógico e matemático antes só aplicado nas ciências exatas.
(a) Quais os desenvolvimentos você acredita que permitiram à biologia integrar-se à química e à física, matando assim ovitalismo?
O desenvolvimento da ciência experimental, da genética e da bioquímica, especificamente a descoberta dos genes e das proteínas. Com a descoberta de genes e proteínas e o início do estudo de suas características e funções, foi possível perceber que neles estavam as explicações para as propriedades antes atribuídas ao vitalismo.

(b) Qual a relação moderna entre química, física ebiologia?
Estas três ciências estão reunidas na biologia molecular, através da qual se estuda o funcionamento dos organismos à luz destas ciências, de uma forma em que elas se complementam.

(c) O que você pensa que ocorrerá no futuro com essas disciplinas?
Se unir cada vez mais, descobrindo novas unidades fundamentais e aprofundando cada vez mais o nível que se pode atingir no estudo dos organismosvivos, conforme forem desenvolvidas novas metodologias e ferramentas para isto.

2. (a) Quando aprendemos bioquímica, estamos estudando a bioquímica de quais tipos de organismos?
Estudamos a bioquímica de organismos com atributos que o diferenciam de outros conjuntos de matéria, tais como um alto grau de complexidade química e organização microscópica, capacidade de extrair, transformar eutilizar a energia do ambiente, ter funções definidas para cada um dos seus componentes e ter regular a interação entre eles, sentir e responder as alterações no seu ambiente, ter capacidade de se autorreplicar e automontar precisamente e se alterar ao longo do tempo por evolução gradual.


(b) Em que consiste a chamada “Lógica molecular da vida”?
Em princípios organizacionais e característicascomo estruturas, mecanismos e processos químicos comuns a todos os tipos de organismos vivos.

3. Quais são as quatro principais biomoléculas presentes nos organismos vivos e quais as suas principais funções?
As quatro principais moléculas são as proteínas, os ácidos nucleicos, os polissacarídeos e os lipídeos.
As proteínas possuem funções variadas, dentre elas atividade catalítica, atuando comoenzimas. Servem também como elementos estruturais, receptores e sinal ou transportadores, carregando substâncias específicas para dentro e para fora da célula.
Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são responsáveis por armazenar e transmitir a informação genética. Algumas moléculas de RNA atuam também com função estrutural e catalítica em complexos supramoleculares.
Os polissacarídeos são polímerosde açúcares simples, e atuam como reservatório de combustível de alto conteúdo energético, componentes estruturais rígidos da parede celular e elementos no reconhecimento extracelular que se ligam a proteínas de outras células.
Os lipídeos são insolúveis em água, e atuam como componentes estruturais de membranas, reserva de combustível de alto conteúdo energético, pigmentos e sinaisintracelulares.

4. (a) Qual a diferença entre catabolismo e anabolismo?
O catabolismo é um conjunto de reações que degradam nutrientes orgânicos em produtos finais simples, para poder extrair a energia neles contido e transformá-las em formas úteis à célula.
O anabolismo é um conjunto de reações de síntese, que convertem moléculas pequenas em outras maiores e mais complexas, que terão alguma função para...
tracking img