Ed infantil2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 - Atividade encaminhada online pela plataforma CEDERJ.

Questão 2 Pedagogos e/ou professores precisam ser profundos conhecedores de crianças para poderem vir a trabalhar com crianças eeventualmente, serem também estudiosos de suas crianças. Aqueles que já convivem com crianças, já educam e cuidam e , simultaneamente, precisam compreender melhor o mundo infantil ( todo) e cadacriança ( como um sujeito único que é parte do todo). Qual deve ser o espaço de atuação do professor/pedagogo, considerando-se tudo o que foi tratado nas aulas 4 primeiras aulas ?

O professor deve serum observador, curioso,crítico e aberto à novas ideias e concepções, pois a atividade de educar não segue moldes rígidos e não existem receitas de bolo que garantam o sucesso do ensino e doaprendizado.
Devido aos variados ambientes de convívio dentro da sua comunidade e de sua família, haverá diversos costumes, culturas, crenças e valores que, associadas à personalidade e individualidade decada criança, contribuirão para o multiculturalismo (tão característico do nosso país).
De quanto mais informações e teorias para embasamento das práticas o professor dispuser, mais ferramentes eleterá para auxiliá-lo a se situar e classificar as situações diárias com as quais lidará em suas atividades práticas de cuidar e educar.
É preciso criar um vínculo com as crianças, um processo denatureza relacional, dentro do qual o adulto cultiva simpatia/empatia para compreender e moldar seus projetos pedagógicos às culturas e valores do local onde atua.
Esse profissional deve tambémcultivar um espírito crítico para avaliar, questionar e conduzir as atividades com uma perspectiva neutra em relação ao grupo.
Auxiliar o aluno a ser autor de sua história e não um mero expectador ereceptáculo de informações; ensinando-o e conduzindo-o na transformação de dados em conhecimento e valores, a construir uma mente crítica e contribuir ativamente para a sociedade.
O professor não é um...
tracking img