Ed geopolitica

A charge acima foi publicada no site do escritor, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes. Para o autor do desenho, a globalização é um processo:
A
Assimétrico na medida em que permite melhor e mais justa distribuição da riqueza mundial;
B
Simétrico na medida em que permite maior interação econômica entre as mais distantes regiões do planeta;
C
Assimétrico, uma vez que aprofunda o abismoentre nações de diferentes níveis de desenvolvimento econômico;
D
Regional na medida em que fortalece a posição das nações do hemisfério sul enfraquecendo geopoliticamente as nações do hemisfério norte;
E
Integrador, uma vez que favorece os países pobres em detrimento das nações mais desenvolvidas.
Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: C.
Analise o fragmentodo texto com atenção:

"Uma das características do processo de globalização é a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente."

Tal aspecto do processo de globalização se enquadra mais especificamente dentro do conceito de:


I. Produção horizontal flexível;
II. Aldeia Global;III. Abertura Comercial;
IV. Integração regional;
V. Internacionalização do capital.
Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: A.
Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política se deu a partir:
Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: E.
Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafose sim estrategistas militares. Consequentemente, a preocupação básica da geopolítica clássica nunca foi de um conhecimento (geográfico e/ou científico) sobre um aspecto da realidade (a dimensão espacial da política) e sim de estabelecer bases para que o “seu” Estado se fortalecesse no cenário internacional. A geopolítica logo se expandiu, tendo encontrado um clima propício no período pré e entreguerras da primeira metade do século XX. Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, podemos afirmar o que “clima propício” para esta expansão refere-se a:
I - Característica essencial da política internacional do “modelo westphaliano”, do período que se compreende da segunda metade do século XVII até o início do século XX, pode-se atribuir a “um programa selvagem de exploraçãocolonial e formação de alianças secretas e acirradas rivalidades, num complexo jogo de interesses políticos e econômicos, frequentemente destrutivo das sociedades colonizadas e instigador de tensões políticas entre os países europeus.
II - Ordem internacional, que segundo a visão idealista deveria se apoiar na supressão da diplomacia secreta, na liberdade dos mares, na limitação dos armamentos, naremoção das barreiras comerciais, no reajustamento dos territórios, no fim da exploração colonial e criação de uma Sociedade das Nações;
III - Processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.
IV - Análise da dimensão geográfica ou espacial dapolítica bastante difundida nas obras de Aristóteles, em Maquiavel, em Montesquieu e em outros filósofos da antiguidade, da Idade Média ou da época moderna, que acabou por orientar a política externa das grandes potências a partir do final do século XIX e início do século XX.
Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: D.
A geografia política é um ramo de geografia (e, maisespecificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre a política e o território, nomeadamente no que diz respeito à administração. É frequente a confusão entre geografia política e geopolítica, que na verdade são imbricadas, se sobrepõem em grande parte, mas não se identificam totalmente. Existe uma história de cada um desses saberes que mostra suas origens, suas...
tracking img