Ed fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-Emissão e recepção de ondas
Um vaivém incessante de elétrons, obrigados a percorres nos dois sentidos um fio como a antena, pode gerar ondas eletromagnéticas de comprimentos que vão desde poucos centímetros até muitos quilômetros.
As de pequeno comprimento de onda, porém, como a luz, raios X e raios gama, são produzidas de outra forma. Originam-se nos próprios átomos que constituem amatéria. Cada átomo tem um núcleo central - carregado positivamente - rodeado de um ou mais elétrons - de carga negativa, à maneira dos planetas que giram em órbita ao redor do Sol. Contando a partir do núcleo, cada órbita fica a uma distância média definida; quanto maior a distância, tanto maior a energia encerrada no elétron.
Se o átomo receber mais energia (por exemplo, sob a forma de calor), oelétron a absorve e pode "saltar" de sua órbita normal para outra mais afastada do núcleo. O elétron passa a ter então energia maior que a usual; diz-se que ele está "excitado". Mas isso não dura muito tempo: rapidamente o elétron volta à órbita normal e assim libera a energia em excesso sob forma de ondas eletromagnéticas. Quanto mais perto do núcleo se localizar a órbita normal, tanto maior a energialiberada no retorno. Isso significa frequência mais alta na onda eletromagnética emitida. Portanto, elétrons próximos do núcleo emitem radiações eletromagnéticas de comprimento de onda mais curto e freqüência mais elevada que elétrons distantes. Ondas luminosas e ultravioleta são produzidas por elétrons na periferia do átomo; elétrons de órbitas mais internas emitem raios X. Os raios gama,emitidos geralmente por substâncias radioativas, vêm do núcleo de um átomo excitado.
Devido ao fato de uma onda contínua não poder conduzir muitas informações, na navegação eletrônica ela é quase sempre modificada, ou seja, modulada de alguma forma. Quando isso ocorre, a onda CW passa a ser chamada de onda portadora.

Na prática, existem três maneiras para modularmos uma onda CW para que conduza asinformações desejadas:

· Modulação em Amplitude;
· Modulação em Frequência; e
· Modulação em Pulsos.

Na modulação em amplitude (AM), a amplitude da onda portadora (onda de radio frequência) é modificada pela amplitude da onda moduladora (geralmente, porém nem sempre, uma onda de áudio frequência)

-Leis de Maxwell
Maxwell estabeleceu algumas leis básicas de eletromagnetismo, baseado nasjá conhecidas anteriormente, como a Lei de Coulomb, a Lei de Ampère, a Lei de Faraday, etc. Na realidade , Maxwell reuniu os conhecimentos existentes e descobriu as correlações que havia em alguns fenômenos, dando origem à teoria de que eletricidade, magnetismo e óptica são de fato manifestações diferentes do mesmo fenômeno físico. O físico inglês Michael Faraday já havia afirmado que era possívelproduzir um campo a partir de um campo magnético variável.

Considere o imã perpendicular ao plano do anel. Movendo-se ou o imã ou o anel, aparecerá uma corrente no anel, causado por um campo elétrico criado devido à variação do fluxo magnético no anel. Maxwell verificou que o contrário também era possível. Um campo elétrico variável podia gerar um campo magnético. Ao crescerem as cargas dasplacas, o campo elétrico aumenta, produzindo uma campo magnético (devido a variação do campo elétrico). Embora Maxwell tenha estabelecido quatro equações para descrever os fenômenos eletromagnéticos analisados, podemos ter uma noção de sua teoria baseados em duas conclusões:
-A GERAÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
As ondas eletromagnéticas surgem como consequência de dois efeitos: um campomagnético variável produz um campo elétrico, e um campo elétrico variável produz um campo magnético. Esses dois campos em constantes induções propagam-se pelo espaço.
Imagine uma antena de uma estação de rádio:
Na extremidade da antena existe um fio ligado pelo seu centro a uma fonte alternada (que inverte o sentido a intervalos de tempo determinados). Num certo instante, teremos a corrente num...
tracking img