Ed de ipt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ICET – CURSO: Ciência da Computação (Interpretação e Produção de Textos - IPT - Ficha 1) Estudos Disciplinares Campus: Nome: RA: Turma: Data: / /

1) O texto a seguir refere-se ao anúncio de divulgação pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, associado ao objetivo do trabalho voluntário – atividade desempenhada no uso e gozo da autonomia do prestador do serviço ou trabalho, semrecebimento de qualquer contraprestação que importe em remuneração ou obtenção de lucro.

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA No dia 14 de outubro de 1992, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 3 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico. Esse dia serve para conscientizar, comprometer e fazer comque os programas de ação conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o mundo. As entidades mundiais da área esperam que, com a criação do Dia Internacional, todos os países passem a comemorar a data, gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo. O sucesso da iniciativa vai depender diretamente do envolvimento dacomunidade de portadores de deficiência que devem estabelecer estratégias para manter o tema em evidência.
Fontes: http://www.voluntariosemacao.org.br/archive/200912 e http://www.cedipod.org.br/Dia3.htm – 10/12/2009 (adaptado).

O impacto trazido aos interlocutores, aos leitores do discurso divulgado pelo anúncio, a respeito do Dia

Internacional da Pessoa com Deficiência Física, pode seridentificado, principalmente,
I. pela comunicação a respeito do termo Dia Internacional, tendo sempre origem nas manifestações promovidas pela ONU – Organização das Nações Unidas; II. com a utilização do termo Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança e desenvolvimento econômico; III. pelo termo social eatrativo utilizado no próprio título – Pessoa com Deficiência Física – característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores;

1

IV.

com a linguagem não verbal criada pelo símbolo de deficiente físico, montado com a atenção e a união de vários indivíduos da sociedade;

V.

pelointerdiscurso relacionado à personagem da novela exibida na Rede Globo de Televisão – Viver a Vida – em que a atriz Alline Moraes interpreta Luciana, jovem que, por grave acidente, adapta-se à realidade de um deficiente físico.

Estão corretas a) apenas as afirmativas I e II. b) apenas as afirmativas II e IV. c) apenas as afirmativas II, III e IV. d) todas as afirmativas. e) apenas a afirmativa V.Comentários.

2) (Enade 2008). A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929.

Fonte: STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela a) acapacidade de organização do operariado. b) a esperança de um futuro melhor para negros. c) a possibilidade de ascensão social universal. d) as contradições da sociedade capitalista. e) o consumismo de determinadas classes sociais. Comentários.

2

ICET – CURSO: Ciência da Computação (Interpretação e Produção de Textos - IPT - Ficha 2) Estudos Disciplinares Campus: Nome: RA: Turma: Data: / /1) Analise a charge ilustrada na figura abaixo.

Fonte: http://g1.globo.com/tirinhas/0559700.html (acessado em 22/02/2010).

O pronome abaixo, retirado do texto, que retoma um termo ou uma informação antecedente é a) algum. b) isso. c) ela. d) nós. e) nos.

Comentários.

2) (Enade 2009 - adaptado). Leia o gráfico a seguir, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10...
tracking img