ED anphibia

770 palavras 4 páginas
1) Os Amphibia atuais são tetrapodes com tegumento úmido e sem escamas. A maioria dos amphibia tem quatro patas bem desenvolvidas embora algumas salamandras e todas as cecílias sejam ápodes. Os anuros não possuem cauda, enquanto a maioria das salamandras tem caudas longas, já as das cecílias são curtas.
A pele dos amphibia possui glândulas mucosas umedecendo o tegumento e permitindo trocas gasosas, além disso, todos amphibia possuem glândulas de veneno na pele. Todos possuem dispositivos específicos para audição tais como as papillas, a amphibiorum capta sons até 1000hz e a basilaris acima dos 1000hz. Com exceção dos gymnophiona, todos possuem bastonetes verdes, um tipo distinto de célula retiniana. Quase todos possuem dentes pedicelados, onde a coroa e a base dos dentes são compostas por dentina e estão separadas por uma estreita zona de dentina não calcificada. Nos urodela e anura, há a presença do músculo levator bulbi que é uma lâmina delgada no assoalho da órbita que faz os olhos se tornarem salientes aumentando a cavidade bucal.
A respiração é branquial na fase larval (girinos) e geralmente pulmonar e cutânea na fase adulta, o pulmão sendo saculiforme. Algumas salamandras retêm as brânquias na fase adulta.
A circulação é fechada e incompleta, com o coração possuindo dois átrios e um ventrículo que embora não seja dividido possui uma válvula espiral que permite o sangue continuar separado.
A excreção e o equilíbrio osmótico dos anfíbios envolve posturas corporais que tendem a reduzir a evaporação de água pelo tegumento, aliás, anfíbios terrestres não bebem água, através da mancha pelvina, uma área vascularizada responsável pela absorção cutânea de água nos anuros. O rim dos Anuros produz uma urina hiposmótica em relação ao sangue permitindo assim que a água ali presente possa ser reabsorvida.
As glândulas serosas produzem veneno na epiderme e seu efeito varia para cada espécie e com os predadores. A coloração da pele é produzida por células pigmentares

Relacionados

  • Estudo De Impacto Ambiental Saneamento
    22510 palavras | 91 páginas