Ed 3 /atividade discursiva 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3
ESTUDO DIRIGIDO

NED – NÚCLEO DE ESTUDOS DIRIGIDOS

Estudo Dirigido: 3/ ED Multiculturalismo e Cidadania Habilidade: Raciocinar de forma crítica e analítica Professor: Me. Emanuel Santana Tema: Relações de gênero – violência contra a mulher e discriminação de gênero

Caro(a) aluno(a), Esta atividade discursiva vale 25 % de sua frequência no ED 3/ED Multiculturalismo e Cidadania. Antes derespondê-la, estude o Texto Teórico e o texto complementar anexos a esta atividade. Observações: 1) O registro e o controle das frequências são feitos automaticamente pelo Portal Universitário - PU. Dessa forma, a frequência do aluno somente será registrada através da publicação correta da atividade. Não se esqueça de salvar e publicar a atividade ao concluir a tarefa. 2) Caso você não concluatoda a tarefa de uma só vez, você poderá salvá-la e publicá-la apenas quando concluí-la. Você também poderá fazer o texto em outro local e copiá-lo apenas quando for publicá-lo. 3) O manual do aluno/NED traz informações importantes, como estrutura pedagógica dos Estudos Dirigidos, dinâmicas das atividades, processo de avaliação, frequência, calendário escolar, entre outras. Leia-o com atenção econsulte-o sempre que tiver alguma dúvida. Boa Atividade!
ATIVIDADE DISCURSIVA 2

QUESTÃO 1

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s): Capacidade de inferir e interpretar. Capacidade de sintetizar conteúdos de textos verbais. Capacidade para estabelecer relações e conexões conceituais.

Específica(s):

1

3
ESTUDO DIRIGIDO

NED – NÚCLEO DE ESTUDOS DIRIGIDOS

Identificar emtextos verbais as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos. Apresentar conclusões extraídas de análises de textos e situações problema; Refletir a respeito de problemas socioculturais a partir de estudo de caso, situações-problema, textos etc.

DADOS DA QUESTÃO Análise o fragmento da notícia abaixo: Mulheres vão para spa e maridos assumem a casaem nova série

No reality 'Mundo sem Mulheres', as mulheres vão passar uma semana em spa e os homens vão ter que assumir a casa e cuidar dos filhos. Uma turma muito batalhadora vai tirar férias! Uma semana sem ouvir choro de criança e reclamação de marido! É a estreia de "Mundo sem Mulheres", com apresentação de Alexandre Borges! Enquanto elas relaxam num spa, eles vão ter de se virar sozinhos,cuidando da casa, dos filhos! Será que dão conta?
Disponível em: Acesso em: 28/03/2013 (adaptado).

Analise a descrição do novo quadro do programa Fantástico, Mundo sem Mulheres, descreva e destaque no texto os indícios que revelam como a mídia colabora com a manutenção o status quo machista em nossa sociedade.

2

3
ESTUDO DIRIGIDO

NED – NÚCLEO DE ESTUDOS DIRIGIDOS

QUESTÃO 2Habilidades a serem desenvolvidas Operatória(s): Capacidade de inferir e interpretar. Capacidade de sintetizar conteúdos de textos verbais e não verbais. Capacidade de argumentar. Específica(s): Contrapor interpretações de um mesmo fato em diferentes textos; Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). Organizar as ideias e expressões de forma clara e objetiva.Expressar opinião, fundamentada em argumentos lógicos, a respeito de problemas sociais.

DADOS DA QUESTÃO

Relacione o fragmento da noticia abaixo com o gráfico da SIM/DATASUS/MS, o Sistema de Informações sobre Mortalidade, a seguir: Adolescente de 13 anos é assassinada pelo namorado no Eusébio-CE

Preso pelo Ronda do Quarteirão, José Edneudo da Silva, 21, sustentou que o tiro foi acidental. Osvizinhos disseram que o casal havia brigado e a garota agredida a adolescente Edvânia Uchoa Alves, 13, foi assassinada com um tiro de garrucha, na manhã de ontem, na localidade de Jabuti, no Município do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza). O acusado do crime é o vendedor ambulante José Edneudo Lima da Silva, 21, que há cerca de seis meses vivia maritalmente com a adolescente. Preso,...
tracking img