Ecstasy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, o consumo de ecstasy vem aumentando consideravelmente, tornando-se a segunda droga ilegal mais consumida na Europa. De acordo com a Europol (European Police Office), agência de inteligência criminal da União Européia, foram apreendidos 17,4 milhões de comprimidos de ecstasy nos países membros, durante o ano de 2000, o que corresponde a um aumento de quase 50%quando comparado com o ano de 1999 .
No Brasil, o tráfico de ecstasy surgiu no início dos anos 90 e até 99 as apreensões eram insignificantes. A partir de 2000, esse perfil mudou, uma vez que as apreensões têm aumentado de forma considerável. Essa tendência é motivo de grande preocupação, uma vez que, de maneira geral, o combate às drogas sintéticas é considerado muito mais difícil do que arepressão às drogas tradicionais, pois oferecem maiores vantagens aos traficantes: são relativamente fáceis de fabricar, não há necessidade de um conhecimento aprofundado de química e principalmente, não há necessidade de amplos espaços para o cultivo de plantas utilizadas como matéria-prima. Além do mais, são facilmente transportadas e comercializadas com maior discrição.
Drogas sintéticas ilícitassão fabricadas clandestinamente e não estão sujeitas a um controle de qualidade. Sendo assim, dificilmente são puras, pois o próprio processo de síntese pode originar produtos secundários, além da probabilidade da adição de adulterantes e diluentes. A única maneira de se saber exatamente qual o princípio ativo e em que quantidade está presente em uma formulação é por meio de análises em laboratórioespecializado.
O ecstasy é comercializado, de maneira ilegal e clandestina, geralmente sob a forma de comprimidos dos mais variados aspectos, dimensões e cores, contendo um logotipo sulcado. Cápsulas gelatinosas são menos freqüentes, mas mesmo assim ainda têm sido encontradas e normalmente apresentam um aspecto de produção mais artesanal e menos refinado. Quimicamente, o ecstasy é a 3,4metilenodioximetanfetamina - MDMA - uma substância sintética com propriedades alucinogênica e estimulante central. É o protótipo do grupo das chamadas anfetaminas alucinogênicas, reconhecida como o ecstasy clássico, de mesma família química das feniletilaminas .
Os laboratórios clandestinos que abastecem o mercado mundial de ecstasy encontram-se principalmente na Holanda, mas vários desses laboratóriosde síntese e produção têm sido descobertos também na Espanha. Trata-se de uma das poucas drogas produzidas em países de primeiro mundo e exportadas para países de menor poder econômico .
Análises realizadas, a partir de 1995, nos comprimidos de ecstasy mais consumidos no Reino Unido, mostraram que a maioria contém uma mistura de MDMA com um ou mais fármacos em proporções variadas e que algunsnem sequer contêm MDMA. Compostos análogos à MDMA, como a 3,4-metilenodioxietilanfetamina (MDEA), 3,4-metilenodioxianfetamina (MDA), metanfetamina e anfetamina, além de alguns adulterantes como a cetamina, efedrinas e cafeína, muitas vezes, também, se fazem presentes. Em conseqüência dessa variabilidade encontrada na sua composição ativa, a World Health Organisation (WHO), em 1997, concluiu que otermo genérico ecstasy representa uma gama extensa de compostos e não apenas a MDMA.
Devido a grande expansão do uso clandestino de ecstasy, também tem aumentado o número de casos de intoxicações, que podem ser decorrentes diretamente da MDMA e análogas, de substâncias misturadas (adulterantes) e vendidas como ecstasy ou ainda de outras substâncias freqüentemente associadas ao consumo como:estimulantes, opiáceos e álcool. Além do mais, a incerteza na composição do comprimido também contribui para uma imprecisão dos efeitos relatados por usuários.
Laboratórios oficiais brasileiros identificam rotineiramente a MDMA em comprimidos de ecstasy, entretanto, não realizam a quantificação da MDMA e substâncias análogas. O conhecimento da composição dos comprimidos de ecstasy, ilegalmente...
tracking img