ECS1 Proposta1

1810 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS – UNIMES
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
DOCENTE: Keyla Sayuri Afuso
DISCENTE: Rita de Cássia Marques dos Santos

ANÁLISE DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – OBSERVAÇÃO

PROPOSTA PARA A MELHORIA DA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA
A proposta voltada à promoção de melhorias sobre a relação entre a escola e a comunidade visa conscientizar a escola acerca da eficácia da educação escolar e que uma de suas atribuições envolve a prestação de contas do seu trabalho, explicar suas ações, a forma de desenvolvimento do trabalho dos estudantes e a criação de mecanismos capazes de permitir à família acompanhar a vida escolar de seus filhos.
Para tanto, essa proposta envolve ações como realização de visitas a comunidade que insere a escola buscando conhecer hábitos, costumes, dificuldades, perfil econômico e levantar as expectativas em relação ao trabalho realizado pela escola. As pesquisas realizadas, informações e sugestões da equipe escolar contribuíram para a construção de atividades diferenciadas buscando o envolvimento dos alunos, família e comunidade, a fim de aproximar os vínculos e elevar o nível de participação nos eventos realizados na escola.
Como o perfil econômico da comunidade é de baixa renda, as atividades realizadas no projeto encontram-se voltadas à promoção do incentivo aos alunos e a comunidade, levando estes a sentirem-se valorizados e com maior responsabilidade para participarem mais da gestão educacional.
A proposta compreende atividades realizadas durante toda a semana, onde cada dia da semana será disponibilizado a dois professores para o desenvolvimento do trabalho com os alunos e com a comunidade uma oficina de artesanato, culinária, jardinagem ou qualquer área de domínio dos professores ficando a critério de cada professor o tema da oficina. A comunidade poderá escolher sua forma de participação durante toda a semana nas diversas oficinas ou em uma

Relacionados