ECOTURISMO: principais reflexões socioambientalistas.

571 palavras 3 páginas
2.2. ECOTURISMO: principais reflexões socioambientalistas.
O ecoturismo é um segmento do turismo ainda relativamente recente como alternativa econômica. Embora muito se discuta sobre sua definição, o ecoturismo pose ser considerado como um tipo de atividade responsável por um desenvolvimento sustentável. Neste sentido, o ecoturismo seria caracterizado por atividades que não implicam em impactos negativos ao meio ambiente e possuem como motivação a observação e o aprendizado com a natureza e com as culturas tradicionais, portanto, atividades com caráter educativo.
De acordo com o Grupo de Trabalho Interministerial em Ecoturismo, formado a partir dos principais órgãos brasileiros dos setores público e privado envolvidos na elaboração das Diretrizes para a Política Nacional de Ecoturismo (GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL MMA-MICT-IBAMA-EMBRATUR, 1994, p.4), ficou estabelecido que o ecoturismo é:
“Um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciencia ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.”

Na definição acima, pode-se perceber que a ideia de desenvolvimento sustentável procura transformar a conservação ambiental num meio de renda para as populações. O ecoturismo utiliza dos meios naturais para suas atividades, como afirma Molina (2001, p.159), “entende-se que é um turismo que tem lugar em ecossistemas, em ambientes naturais, e, por outro lado, que busca favorecer o conhecimento e aprendizado de manifestações naturais, mediante certas interações de baixo impacto.” O autor afirma que o principal objetivo do ecoturismo é o da conservação e atenção às necessidades de um desenvolvimento sustentável.

O ecoturismo, cada vez mais, atrai pessoas para praticar esta atividade turística. Assim, torna-se importante discutir suas práticas e conteúdos, repensando seus verdadeiros propósitos e sua

Relacionados

  • Ecoturismo
    30672 palavras | 123 páginas
  • Saberes e fazeres da mata atlântica do nordeste - vol i
    48755 palavras | 196 páginas
  • Ética e responsabilidade socioambiental
    52403 palavras | 210 páginas
  • Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental
    26177 palavras | 105 páginas
  • Turismo sustentável, alternativa de desenvolvimento local e conservação ambiental. uma análise interdisciplinar do prodetur-ce.
    82236 palavras | 329 páginas