Ecotoxicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECOTOXICIDADE


É o estudo dos efeitos adversos em organismos vivos causados pelas substâncias químicas, quando liberadas no ambiente. Estuda os efeitos tóxicos no ecossistema e seus componentes.A monitoração das substâncias químicas quando em contato com o meio ambiente é necessária porque é impossível prever exatamente o que vai acontecer, uma vez que há substancias que isoladamente nãocausa danos, mas reagem com outras substâncias no meio ambiente, tornando-se nocivas.

Os estudos da ecotoxicologia incluem a monitoração biológica, avaliação dos organismos expostos visando detectaros efeitos adversos. Ex: observação a população de pássaros de uma região para detectar a presença de DDT e seus efeitos negativos na reprodução.

FATORES DE AVALIAÇÃO DE RISCO AMBIENTAL

Afinalidade dos testes toxicológicos é fornecer dados que possam se utilizados....


AVALIAÇÃO DO RISCO

CARACTERIZAÇÃO DO RISCO

Interpretação simplificada

Manejo do riscoGERENCIAMENTO DE RESIDUOS TOXICOS


Os resíduos tóxicos são considerados um subgrupo de resíduos perigosos. Segundo a ABNT, os resíduos são classificados em perigosos e nãoperigosos.
A classificação se dá de acordo com sua origem e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade e patogenicidade, incluído ensaios de lixiviação e solubilização.

Algunscompostos tóxicos são de interesse especial para gerenciamento, presentes no solo e/ou água subterrânea em muitas áreas consideradas contaminadas:

Inseticidas organoclorados são amplamente utilizadospor sua alta toxicidade pra insetos. Os organoclorados podem ser introduzidos em organismos vivos como peixes, os quais por meio de bioacumulação podem apresentar concentrações milhões de vezes maioresque a água poluída.
Muitos desses compostos são reconhecidos como poluentes orgânicos persistentes, apresentando propriedades tóxicas, resistência a degradação, possibilidades de bioacumulação e...
tracking img