Ecossistemas caracteristicos do rio grande do norte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ecossistemas Característicos do Rio Grande do Norte
As formações vegetais são diretamente ligadas aos fatores climáticos e ao tipo de solo e relevo. No estado elas estão representadas sob a forma de 7 ecossistemas (ambientes ecológicos), todos com um papel, mas são apesar de tudo, submetidos à agressões, principalmente vindo do homem.  O resultado é uma forte diminuição da cobertura vegetalprimitiva causando em determinadas zonas um enfraquecimento da biodiversidade e desertificação.
Caatinga
"Mato Branco" devido à sua aparência no período da seca. É uma vegetação que caracteriza essa região ao clima semi-árido e que representa 80% da cobertura vegetal do estado, com à predominância de solos pedregoso. Formada de arbustos, ela pode se cobrir de folhas nos raros períodos de chuvas. A fauna existente é formada principalmente por pequenos animais adaptados às difíceis condições: tatu-verdadeiro, peba, preá e mocó, o primata sagui-do-nordeste, o cervídeo veado-catingueiro (ameaçado de extinção).

Agressões e papel da Caatinga: 

As queimadas e a utilização da madeira da caatinga, entre outras, nas fábricas de cerâmica, têm provocado um grave desmatamento e acarretado umproblema ambiental maior.

Vegetação Nativa Mata Atlântica

Esse ecossistema era formado pela associação entre vegetais e animais que ocupavam todo o litoral brasileiro.  A Mata Atlântica no estado do Rio Grande do Norte se estendia anteriormente desde a Baía Formosa até Maxaranguape, em 3000 km2, 6% da superfície do estado. Ela está restrita, em nossos dias, em pequenas faixas no litoral queenglobam 840 km2.

Agressões e papel da Mata Atlântica: 

O desmatamento da Mata Atlântica se iniciou no começo da época colonial, com a extração do "Pau Brasil", depois com a produção da cana de açúcar e com a construção e movelarias. Além da preservação das espécies, a manutenção desse ecossistema é essencial para a fertilidade dos solos, a proteção das dunas da erosão e do clima dascidades.

Cerrado - Floresta de Tabuleiro

Constituído de árvores (caju, mangabeira, lixeira) tortuosas, esparsas, intercaladas por uma cobertura vegetal inferior, o Cerrado ocupa os terrenos baixos do litoral nas faixas de terras, muitas vezes associado com outras vegetações como a caatinga. Esse ecossistema esta presente no norte do estado, na região de Touros.

Agressões e papel da Floresta deTabuleiro:

Devastado pelas necessidades humanas e as culturas de cana-de-açúcar, coco e caju, podemos ainda encontrar esse ecossistema no norte do estado, na região de Touros.

Floresta das Serras

As serras com seus terrenos elevados e inclinados apresentam um ecossistema muito diversificado, caracterizado pelos seus cumes de florestas úmidas e grandes árvores, 'Floresta das Serras'. Nas regiões de caatinga, ela é representada por Pereiros, Marmeleiros, Aroeiras e na Mata Atlântica por Mulungus e Jatobás. 
A fauna é constituída de numerosas espécies de aves (Gavião Pé-de-serra, Concriz, Rolinhas e Juritis).

Agressões e papel da Floresta das Serras: 

Aqui também a fauna e a flora são ameaçadas pela ação do homem.

Floresta Ciliar de Carnaúba

Vegetação formada pelaspalmeiras carnaúba, que podem ser encontradas nas zonas baixas úmidas e nas margens dos rios (como Apodi, região de Mossoró e Piranhas na região de Açu). Ela se apresenta sob a forma de grandes árvores, isoladas ou agrupadas, que dominam uma vegetação situada sobre os solos arenosos e planos ou pouco inclinados ou de planícies cultivadas.

Agressões e papel da Floresta Ciliares de Carnaúba: Sua destruição foi grande, consequência da construção da barragem de Armando Ribeiro Gonçalves, a exploração de suas madeiras como também o uso do solo para as produções frutíferas. 
A Carnaúba, chamada de 'Árvore da Providência' ou 'Árvore da Vida' é uma das plantas típicas do Sertão, principal fonte de matéria prima dos índios Tupis. A cera que é extraída de suas folhas é utilizada na...
tracking img