Ecossistemas ameaçados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pecuária

Até o século XIX, a mais importante atividade econômica no Pantanal era a pecuária extensiva tradicional, implantada desde o século XVIII. Embora a atividade ainda não seja prejudicial ao equilíbrio da fauna, a introdução do gado nelore permitiu um aumento da produção, exigindo obras para o escoamento d carne e leite para a região Sudeste. O sucesso da atividade atrai cada vez maispecuaristas para a região e requer atenção especial quanto aos cuidados para preservação do ecossistema.
A agricultura também tem se expandido, e nesse caso a atividade econômica é praticamente de forma inadequada, com o emprego indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes. Nem com esses recursos o resultado é satisfatório , pois os solos pantaneiros são inadequados à exploração agrícola. Ao nortedo Pantanal, grandes áreas têm sido desmatadas para dar lugar ao cultivo de soja.
Outra ameaça de ferro é a exploração de minério, principalmente de ferro e manganês no maciço de Urucum, no oeste de Mato Grosso do Sul, que se intensificou nos últimos anos. O rio Taquari, no mesmo estado, assim como seus afluentes, está contaminado pelo mercúrio utilizado no garimpo de ouro.
Atividades ilegaiscomo a caça e a pesca são comuns no Pantanal Mato-Grossense. Milhares de animais são mortos diariamente e suas peles são exportadas pelo contrabando. Outros animais, como as araras e outras aves, são capturados e comercializados vivos. Na pesca predatória, malhas finas são lançadas nos rios , sem respeito à época de reprodução, que ocorre de novembro a março.
Os defensores da exploração racionaldo ambiente acreditam que é necessário restringir as áreas de agricultura e estimular a pecuária extensiva. A criação de jacarés e capivaras em cativeiro já é praticada em pequena escala sob orientação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa),mas pode ser ampliada.

O Cerrado

O cerrado possui um grande potencial de crescimento além da imensa base de recursos naturaispelo continuo progresso tecnológico apesar desse potencial, sustentabilidade do crescimento está ameaçada pele desmobilização do sistema de pesquisas, interrupções de projetos e por fatores que dificultam a difusão das inovações: Alto preço dos insumos, juros altos, instabilidade de preços de produtos e o maior risco de preços que decorrem das altas taxas de infração.
Cerrado é um bioma do tipobiócoro savana que ocorre no Brasil. O Cerrado é um dos seis grandes biomas brasileiros.
De maneira geral e simplificada, o termo cerrado pode ser empregado com dois sentidos diferentes. Um deles diz respeito ao segundo maior bioma do Brasil, com cerca de 2.000.000 Km2, que deve ser escrito com letra maiúscula - Cerrado. O termo cerrado também é empregado para designar localmente as savanas,formações vegetais que predominam na paisagem do bioma.
As savanas brasileiras, o Cerrado e a Caatinga são uma vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam do território do país. É uma área zonal, como as savanas da África, e corresponde grosso modo ao Planalto Central. É o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km² , abrangendooito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.
É cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, com índices pluviométricos regulares que lhe propiciam sua grande biodiversidade.
Ecossistemas do bioma cerrado do Brasil:
O cerrado(ecossistema)
cerradão
campestrefloresta de galeria
O clima predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25°C, podendo chegar a marcações de até 40°C. As mínimas registradas podem chegar a valores próximos de 10°C ou até menos, nos meses de maio, junho e julho.
A vegetação do Cerrado apresenta diversas paisagens florísticas diferenciadas, como os brejos, os campos...
tracking img