Ecossistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 1 : Ecossistemas são sistemas ecológicos formados por seres vivos (bióticos) e
elementos não vivos (abióticos) que interagem entre si e com o meio, como, por
exemplo, um lago e uma floresta.É importante conservar o ecossistema pois nele vive as plantas, os animais, nós seres humanos, nele há lagos, rios, mares.. se nós não o conservar, estaremos prejudicando a nós mesmos e causando umdesiquilibrio muito grande no meio ambiente.
Parque Nacional do Jaú
Estado: Amazonas; Municípios: Barcelos e Novo Airão
O Parque Nacional do Jaú foi criado em 1980 com o objetivo de preservar osecossistemas naturais englobados. É representado por um maciço de vegetação, sendo composto por Floresta Densa Tropical ou Florestas Abertas e por campinaranas arbóreas, densa, aberta ou arbustiva.Estudos revelam uma grande diversidade de espécies de peixes, quelônios, anfíbios, lagartos, serpentes e mamíferos.

Ecossistema degradado: Caatinga
1 O que causou a degradação?
O estudo minuciosoda caatinga não trouxe boas notícias. Os pesquisadores constataram que esse é o terceiro ecossistema brasileiro mais degradado, atrás apenas da Mata Atlântica e do cerrado. 50% de sua área foramalterados pela ação humana, sendo que 18% de forma considerada grave por especialistas. A desertificação, encontrada principalmente em áreas onde antes se desenvolvia o plantio de algodão, apresenta-sebastante avançada. Além do desmatamento, um sério problema enfrentado por esse domínio é a caça aos animais, única fonte de proteínas dos sertanejos que residem na área. A percentagem das áreas decaatinga protegidas por reservas e parques é ínfima: 0,002%, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

2 O que está sendo feito para recuperar o ecossistema?
Nos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Curaçá,Sobradinho, Sento Sé, Uauá e Canudos, região Norte de Bahia, um projeto denominado Recaatingamento prevê a conservação e recuperação de mais de 7 mil hectares de área coletiva da caatinga. O...
tracking img