Econosco

571 palavras 3 páginas
Atualmente, com a preocupação em preservar o meio ambiente fica cada vez mais evidente a importância do plantio de árvores novas e de cuidar das existentes. Mas, infelizmente, ainda sim tomamos conhecimento sobre a grande degradação que nossas florestas vêm sofrendo pela ação do homem.
As principais causas para o desmatamento desenfreado são principalmente: o uso inadequado de áreas florestadas para a agricultura e agropecuária, a retirada de árvores de maneira ilegal para a comercialização da madeira e a especulação imobiliária. Isso ocorre por dois principais motivos: falta de consciência ambiental, e falta de fiscalização do governo sobre o cumprimento das leis.
Entretanto as consequências do desmatamento são incalculáveis para o meio ambiente. Entre elas podemos citar a perda de biodiversidade, degradação dos mananciais, aterramento de rios e lagos, redução do regime de chuvas, redução da umidade relativa do ar, aumento do efeito-estufa, comprometimento da qualidade da água e a desertificação. Além disso, também temos redução do turismo, perda do potencial hídrico brasileiro, perda do potencial farmacêutico e a perda do potencial genético.
Hoje sabemos que a tarefa da proteção ambiental é uma responsabilidade universal de todos nós. Como vimos, árvores e florestas estão muito ligadas aos padrões climáticos e também à manutenção de um equilíbrio crucial na natureza. Por isso a importância de preservá-las.
Portanto, pessoal, façam a sua parte e preservem ou plantem uma árvore. Mas não se esqueçam: antes de plantar qualquer tipo árvore é importante saber se ela vai se adaptar ao solo, ao clima e ao espaço disponível.
Motivos para preservar e plantar árvores:
As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água.
Contribuem às correntes subterrâneas e à manutenção dos rios.
As telas naturais feitas de árvores e arbustos, convenientemente plantadas, reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.

Relacionados