Econonia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por meio das atividades abaixo, a intenção é estimular o hábito de leituras sistemáticas dos textos básico e complementares e o desenvolvimento da redação baseada nos autores consultados.Procurando respeitar o direito autoral, procure citar as fontes utilizadas em sua resposta.
1) Na Primeira República, no auge da economia cafeeira, quais eram os maiores obstáculos ao desenvolvimentocapitalista no Brasil?
Como a política econômica gravitava em torno do café, os maiores obstáculos foram a monocultura do café,dificuldades para escoar a produção para exportação e além de seruma cultura que absorvia uma mão de obra baseada em trabalhos forçados.
2) Havia grandes divergências entre cafeicultores e industriais, ou seus interesses eram complementares? Qual era a forçapolítica de cada um desses grupos?
Os grandes cafeicultores possuíam poder ,isso é, grande força política junto ao governo e eram os cafeicultores que forneciam o capital para as indústrias,apolítica de valorização do café contribuiu para a expansão da atividade industrial,já que as industrias possuíam pouca força política ,e dessa forma, seus interesses eram complementares.
3) Não sefaz política econômica sem apoio político. Assim, a estratégia do governo Vargas para enfrentar as conseqüências da Depressão de 1929 e da crise crônica do café baseou-se na intervenção crescentedo Estado na economia para promover o desenvolvimento da indústria nacional. Conjugado com isso, Vargas estabeleceu um novo pacto político. Explique as bases desse pacto, também conhecido comoPacto Populista e/ou Trabalhismo.
Quando Vargas assumiu o governo,em meio a crise de 29,ele tinha um problema grave para resolver,com o desenvolvimento da indústria ,aumentaria o número detrabalhadores assalariados.Assim Vargas propôs um pacto populista aos trabalhadores,que em troca,prometeriam trabalhar duro sem greves e sem protestos e com isso o governo cederia os direitos...
tracking img