Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cadernetas de poupança - como funcionam?

O que é a Caderneta de Poupança?

É um dos investimentos de baixo risco e mais populares do país, já que é preciso de uma quantia significativamente pequena de capital para abertura da conta poupança, mas é garantida pelo governo. Os recursos que são investidos nas cadernetas de poupança, temcomo destino investimentos pelo governo na área de infra-estrutura. Leia este artigo e conheça mais sobre A Caderneta de Poupança.

Como é calculada a remuneração deuma Caderneta de Poupança?

No caso se você tiver uma conta poupança deve saber que a remuneração é mensal. Ou seja, se seu primeiro depósito for feito em determinadadata do mês de julho, ele irá render a partir desta mesma data do mês de agosto que é a data de aniversário da sua caderneta de poupança.

A poupança é regulada peloBanco Central e sua remuneração é de 0,5% ao mês ou 6,17% ao ano, mais o índice de taxa referencial que calcula os juros pagos mensalmente na poupança. E também calculado apartir da SELIC ( taxa básica utilizada como referência pela política monetária) e da média das taxas de certificado de depósito bancário(CDB).

Quem deve optar peloinvestimento de conta de poupança?

Trabalhadores assalariados, estudantes, estagiários. Enfim qualquer pessoa pode abrir a sua caderneta de poupança que queria reservarum pouco de capital para usar em ocasiões futuras como, comprar bens de consumo, investir na própria educação ou dos filhos. Ou para quem que somente aumentar a rendafamiliar ou pessoal.

Uma das vantagens da caderneta de poupança é que ela é livre de alguns impostos como, imposto de renda e o imposto sobre operações financeiras.
tracking img