Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Crise Econômica de 2008-2011 é um desdobramento da crise financeira internacional, precipitada pela falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, fundado em 1850. Emefeito dominó, outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo também conhecido como "crise dos subprimes".

A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL
Foi realizada nesta quarta-feira (10) emBrasília a abertura do Seminário Internacional sobre Justiça Fiscal, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini participoudo evento e declarou que o Brasil está pronto para enfrentar a crise financeira global, pois preparou-se para um ambiente internacional mais desafiador e para um agravamento do quadro, “quando e seocorrer”.
Tombini afirmou que a crise fiscal que o mundo atravessa é consequência das respostas que foram adotadas quando a crise surgiu em 2008. Ele lembra, os países emergentes, como o Brasil “fizeramo dever de casa”, por isso saíram mais cedo da crise.
Ele citou ainda medidas para que o crédito cresça de forma segura, como a elevação de 1,75 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, dejaneiro a julho deste ano. A perspectiva do mercado financeiro é que a média mensal da inflação, neste segundo semestre, fique em torno de 0,38%, “combatível com a meta de inflação”, completou.Alexandre Tombini lembrou que no início do ano houve alta significativa dos preços no País, causada pelo aumento dos preços das commodities e dos preços administrados em janeiro, decorrentes de desastresambientais como, por exemplo, as chuvas.
Conclusão
Concluímos que o acesso mais fácil ao dinheiro reduz a noção geral de risco. Tanto profissionais do mercado quanto cidadãos comuns se tornam maispropensos a investimentos ousados, em busca de lucros mais altos e rápidos.
Nesse cenário, surgem as 'bolhas': um tipo de investimento -sejam ações, moedas, imóveis, empréstimos ou, em tempos mais...
tracking img