Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 4

3 exemplos

-Um bom exemplo que encontramos em nosso dia-a-dia é o supermercado. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem a ficarem mais caros,pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta.

-Por exemplo, a expansão do cultivo de girassol para fins energéticos significará,necessariamente, o aumento da oferta da torta ou farelo de girassol, matéria prima da indústria de rações ou alimentos.

-Exemplo: Se a carne bovina estiver com preço médio de R$10,00 o quilo, muitosconsumidores não poderão consumi-la, e passarão, desta forma, a consumir outro tipo de alimento, tais como carne de frango, peixes, ovos, etc., com isso, haverá uma queda na demanda por carnebovina devido ao preço elevado. Mas, se o preço médio da carne bovina cair para R$ 4,00 o quilo, vários consumidores voltarão a comprar carne bovina, conseqüentemente haverá um aumento nademanda por carne bovina.

Relatorio

Na teoria é um princípio da economia; é a regulação dos preços de um determinado mercado. Se a procura for maior, os preços podem subir e deveria ocorrer ocontrário, pelo menos aqui no Brasil. Quando estou vendendo mais, diversos fatores podem estar acontecendo: - melhor preço - sazonalidade - descaso da concorrência - melhor equipe de vendas -melhor estrutura operacional e logística - abertura de novos mercados entre outros. Mas por que os donos de um negócio ao verem o faturamento crescer, cortam rapidamente suas ofertas econdições? Será que acham que como as vendas estão crescentes, os clientes não vão notar que teve redução nas condições? Ledo engano àqueles que agem assim, acreditando que com as reduções dascondições, os clientes vão continuar comprando e eles ganhando mais, muito mais. O mercado, mesmo o sazonal, está “muito esperto” e não aceita mais estas indiferenças por parte dos fornecedores.
tracking img