Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relações entre Empresas e Sociedade: Fundamentos Teóricos da Responsabilidade Social Empresarial
.
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a evolução das principais correntes teóricas empenhadas em justificar o conceito de responsabilidade social empresarial (RSE). Embora no Brasil fale-se cada vez mais a respeito de ética nos negócios e de responsabilidade social das empresas,muitas vezes os argumentos escolhidos para justificar a RSE são essencialmente contraditórios, e misturam pressupostos derivados de orientações teóricas simplesmente incompatíveis entre si. Desde que a problemática relativa às relações entre ética, empresas e sociedade emergiu no início dos anos 60, a produção acadêmica nesse campo cindiu-se em três tipos de abordagens, ou escolas de pensamento,bastante distintas: a Business Ethics, matriz e precursora de todas elas, identificável por sua natureza normativa; a Business & Society, de orientação sociopolítica e contratual; e a Social Issues Management, abordagem de cunho instrumental, voltada para a gestão estratégica das questões éticas e sociais. Após um rápido esboço do contexto histórico dentro do qual surgiu o conceito de RSE, o textoapresenta algumas das principais características de cada uma das três abordagens, sublinhando aquilo que as distingue. Por fim, avança-se a hipótese que, ainda que partam de princípios bastante diferentes e até opostos, as três correntes teóricas acabam por reforçar-se mutuamente e promovem, em última instância, a mesma ideologia: ou seja, a apropriação de diversas questões de interesse público epolítico pela iniciativa privada.
1. Introdução
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a evolução das principais correntes teóricas empenhadas em justificar o conceito de responsabilidade social empresarial (RSE). A escolha explica-se pelo fato de que, embora no Brasil fale-se cada vez mais a respeito de ética nos negócios e de responsabilidade social das empresas, freqüentemente ospressupostos teóricos subjacentes a esse debate não vêm à tona de modo claro, nem são explicitadas certas afiliações ideológicas fundamentais. Se essa imprecisão é mais evidente na produção midiática e no discurso das próprias corporações, dela não escapa contudo uma certa quantidade de trabalhos acadêmicos – talvez mais preocupados em demonstrar empiricamente as aplicações do conceito do que emidentificar as visões de mundo que o sustentam.
Uma rápida retrospectiva histórica permite constatar que, embora tenha existido desde os primórdios do capitalismo (como atesta, por exemplo, o clássico de Engels, Situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de 1845), foi sobretudo a partir do final dos anos 60 que o questionamento ético e social das empresas ganhou força – justamente numa época emque o sistema capitalista encontrava-se sob críticas acirradas. A temática suscitou uma grande variedade de discussões teóricas, tendo acabado por institucionalizar-se durante os anos 80 sob a forma de três escolas de pensamento: a Business Ethics, a Business & Society, e a Social Issues Management. È importante ressaltar que os Estados Unidos ocuparam uma posição hegemônica (e, durante muitosanos, quase solitária) nesse campo, pois lá nasceu e desenvolveu-se a maior parte dos estudos sobre o assunto, os quais somente mais tarde vieram a difundir-se por outras regiões do mundo, inclusive o Brasil. Esta ascendência geográfica e
1
cultural está associada ao fato de que os EUA já ocupavam, no final dos anos 60, a incontestável posição de coração do capitalismo - arena por excelência,portanto, dos conflitos entre empresas e sociedade que viriam a constituir o foco da ética empresarial.
As três escolas de pensamento acima mencionadas partem de campos e princípios bastante distintos, em sua abordagem do questionamento ético e social das empresas. A escola da Ética Empresarial (Business Ethics), enquanto ramo da ética aplicada, propõe um tratamento de cunho filosófico, normativo,...
tracking img