Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Produtos Elásticos e Produtos Inelásticos

Produtos “Elásticos”:

Os consumidores estão sempre observando o comportamento dos preços dos produtos. Assim, para cada bem eles demonstram ser pouco ou muito sensíveis às mudanças de preços. Essa sensibilidade vai depender do quão importante é aquele produto para ele.
No caso do produto “Elástico”, quanto maior o nível de preços, menor será seuconsumo. E, quanto menor o preço, o consumo tende a se elevar.

ARTIGO
Publicado em 20/09/2011 às 15h12
Brasileiro viajou mais de avião em agosto
Aumento foi de 13,45% comparado ao mesmo mês do ano passado
Do R7

Os brasileiros estão voando cada vez mais. Segundo os Dados Comparativos Avançados divulgados nesta terça-feira (20) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o aumento foide 13,45% comparado ao mesmo mês de 2010.

Entre as empresas preferidas dos passageiros que viajam dentro do país, ou seja, do mercado doméstico, no período, estão a TAM e a Gol na disputa pelo primeiro lugar com 38,37% e 38,% das passagens vendidas, respectivamente.

Com o aumento dos viajantes, as empresas aéreas também aumentaram a infra-estrutura e colocaram mais poltronas à disposição – aoferta no último mês cresceu 14,31%.

O aumento acumulado da demanda entre janeiro a setembro de 2011 foi de 20,14% e da oferta 14,39%.

Internacional

Com o dólar em baixa até ontem (19), quando atingiu o maior valor nos últimos 14 meses, o brasileiro foi mais para fora do país – a alta da demanda das viagens para o exterior entre as empresas nacionais foi de 5,91%, em agosto, e de 6%,desde o começo deste ano.
Nesse artigo podemos ver um exemplo claro de produto elástico, a demanda com relação aos vôos internacionais aumentou devido à baixa do dólar, ou seja, isso atrai os consumidores que além de economizar na passagem economizada também nas compras lá fora.

Produto “Inelástico”:

Produtos “Inelásticos” são aqueles que de certo modo são considerados insubstituíveis ou deextrema necessidade.

ARTIGO

Conta de luz do brasileiro custa até 3 vezes mais que em país desenvolvido.
Distribuidoras ainda cobram taxa para financiar obras públicas de até '40 anos de idade'
Do R7, com Jornal da Record

O brasileiro paga até três vezes mais pela energia elétrica que consome do que um habitante do Canadá. Em relação aos custos da luz em Nova York, o abismo é um poucomenor, mas, mesmo assim, os brasileiros chegam a pagar até 40% mais pelo serviço que os moradores da capital econômica dos Estados Unidos.

De olho no preço exorbitante cobrado pela energia elétrica no país, a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) criou uma campanha para reduzir o valor da tarifa. Na avaliação da entidade, a conta de luz no Brasil ainda embute custos dos tempos daconstrução de usinas, como a de Itaipu. Essa “taxinha”, incluídas há 30 ou 40 anos, tinha o objetivo de financiar obras estatais.

Assista à reportagem do Jornal da Record e veja como é possível reduzir o preço da tarifa da energia no Brasil, que vem em grande parte, das usinas hidrelétricas – a fonte mais barata que existe.

Nesse artigo temos um exemplo claro de produto “inelástico”, a energiaelétrica é um bem insubstituível e de extrema necessidade para o consumidor, sendo assim, se o preço aumentar ou diminuir o numero de consumidores continuará o mesmo.

Resumo:

|DEMANDA ELÁSTICA |
|Aumento no preço dos bens |Tende a reduzir a quantidade dobem |
|Redução no preço dos bens |Tende a elevar a quantidade do bem |
|DEMANDA INELÁSTICA |
|Aumento no preço dos bens |Tende a não reduzir a quantidade do bem...
tracking img