Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES PARA REVISÃO
1-Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Resposta: Os mercantilistas preocupavam – se com a acumulação de riquezas de uma
nação.Acreditavam que o governo de um país seria mais forte quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, acreditando assim quesó a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza.
2-Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
Resposta: Adam Smith idealizava que se todos buscassemlucrar muito promoveria o bem estar de toda comunidade, que a produção decorre da divisão de trabalho. Outra de suas ideias era que o papel do estado na economia deveria atender somente a proteção dasociedade contra eventuais ataques e não a pratica econômica.

3-O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
Resposta: A teoria diz que a renda da terra é determinando pelaprodução das terras mais pobres. Autor foi David Ricardo.

4-Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
Resposta: Sua principal diferença é que a leide Say afirma que a oferta cria sua própria procura, invertendo assim o sentido do período Keynesiano.

5-Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas,pós-key-nesianos, marxistas e institucionalistas.
Resposta: Os monetaristas tiveram como economista de destaque Milton Friedman, privilegia o controle de moeda com pouca intervenção do estado os fiscalistasindicam a pratica de políticas fiscais ativas, aumentando o grau de intervenção do estado. Os pós Keynesianos mostraram o papel da moeda e da política monetária, enfatizando o papel d especulaçãofinanceira os marxistas teoriza o valor do trabalho, fazendo referencia a diferencia entre o valor da mercadoria produzida e o valor da força de trabalho vendida os institucionalistas criticam o alto grau...
tracking img