Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil no Haiti

Lucas Romera Alkas
RA: B84ADA-5
Relações Internacionais

O Brasil tem ganhado muita notoriedade ao longo dos anos com suas imensas contribuições à missão de paz no Haiti, ganhando atenção dos países ao passo que a Organização das Nações Unidas (ONU) entra em ascensão como potência regional. Tendo forte influência nestes trabalhos, o Brasil é um dos países mais ativos ereconhecidos no contexto internacional. “O país participou de cinco operações de paz no Timor Leste desde 1999 e contribui preponderantemente na Missão das Nações Unidas para estabilização no Haiti” (do francês, Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haiti [Minustah]).
Acredita-se que um dos fatores que tenham incentivado o Brasil a tomar parte dessas participações sejam principalmenteo prestígio e o aumento de reputação em âmbito internacional. Tais reconhecimentos terão resultados significativos, e é esperado que por tais trabalhos, o Brasil obtenha uma posição permanente no Conselho de Segurança da ONU. Se tal posição for alcançada, garantiria ao país um forte reconhecimento internacional e da América Latina, tendo maior controle e autoridade sobre as questões políticas,econômicas e militares.
“A ONU declara no site do Department of Peacekeeping Operations que a manutenção da paz é "um instrumento único e dinâmico desenvolvido pela Organização como uma maneira de ajudar os países afetados por conflitos a criarem as condições para uma paz duradoura".”(2011, Contexto Internacional). Embora a manutenção da paz tenha tido significantes resultados, a ONU falha ao nãoespecificar e carecer de detalhes quanto a forma de execução das medidas tomadas. Enquanto que no capítulo VI da carta é dito que os Estados participantes devem resolver suas disputas por meio de negociações, mediações e arbitragens, no capítulo VII é mencionado que o Conselho de Segurança pode manter a paz por meio de intervenções forçadas, como missões de imposição da paz.
O Brasil possui grandeinfluência nas missões podendo intervir baseando-se no capítulo VII, embora prefira contribuir baseando-se no capítulo VI, exigindo consentimento das partes envolvidas nas missões. O Brasil também concorda em criar missões multilaterais, investindo nas áreas causadoras da guerra, como a pobreza, desigualdade social e econômica e falta de segurança. E tem se preocupado com outros países nãoconcordarem com essas medidas e preferirem políticas unilaterais.
Por causa da Guerra Fria, houve uma diminuição no número de missões criadas durante o período, e a mesma foi causada por dificuldades na criação de agendas de elaboração de missões, causadas pelas ausências dos EUA e da URSS que utilizavam do poder de veto para não precisarem se comprometer com as missões durante o período.
O fim daGuerra Fria foi marcado por um aumento da cooperação dos países e a um aumento no número de missões de paz criadas. O Brasil, após a Guerra Fria teve uma significante diminuída nas contribuições para as missões de paz. Ao todo realizou 26 das 54 missões criadas pela ONU desde seu primeiro envolvimento, e apenas 13 das 37 desde 1989, mostrando sua queda comparada às 15 missões de 17 envolvidas, entre1956 e 1989.
A grande participação brasileira nas missões da paz pode ser explicada por sua busca incessante por prestígio internacional. Durante o período da ditadura militar (1964 - 1985), o Brasil rejeitava organizações internacionais, pois as via como rivais e figuras hostis, consideravam superpotências como apoiadoras do desequilíbrio do poder global. Após a Guerra-Fria, a democracia éinstalada no país e é mostrada uma política mais agressiva e autônoma, tendo participações mais ativas, como forma de gerar reputação e maior competitividade econômica do Brasil.
A participação do Brasil nas missões também devem-se à busca de maior interação com a América Latina, criando uma comunidade unida economicamente, politicamente e culturalmente. As políticas brasileiras também priorizam o...
tracking img