Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
Disciplina: Economia Política
Aluna: Ana Paula Bá Luiz

Fase Científica da Economia
A Escola Clássica: Adam Smith

• Pense e Responda:
1)No século XVIII o conhecimento humano estava codificado no campo maior denominado FILOSOFIA, que existia de duas formas:
Filosofia natural: objeto de investigação dos fenômenos que ocorrem danatureza, independente da vontade humana.
Filosofia moral: objeto de investigação dos fenômenos humanos.
2) Os principais acontecimentos no contexto histórico das ideias de Smith
1764: Smith e outrosfisiocratas marcaram o inicio da fase cientifica da economia.
1776: é publicada sua principal obra: Inquérito sobre a natureza e as causas da Riqueza das Nações.
1700-1770: Revolução Industrial, abusca do lucro, estimulada pela crescente procura externa, uso generalizado de máquinas de ferro em diversos ramos da indústria.
1769: Motor a vapor - James Watt
3) Adam Smith dizia que os homenseram egoístas. Não considerava o governo uma coisa boa, mas sim que o governo simplesmente gasta o que o povo produz. Dizia que a riqueza é o objeto adequado a satisfação das necessidades humanas.4) Como professor de Jurisprudência preocupou-se com as regulações do Estado necessárias a manutenção da ordem social.
5) Ele se propôs a investigar a natureza e as causas que levavam as nações ase enriquecer e chegou a conclusão que os indivíduos adquirem riqueza através do seu trabalho.
6) Uma questão crucial para Smith era: Como os indivíduos organizam os seus trabalhos para obter umaoferta abundante de objetos uteis?
Concluiu que o trabalho humano gera riqueza devido ao grau de desenvolvimento da produção do trabalho, o numero de trabalhadores produtivos, o trabalho anual decada nação supre o consumo anual, etc.
7) A principal explicação para o desenvolvimento econômico era a divisão do trabalho: a especialização da força de trabalho, a alocação da força de...
tracking img